«« Voltar
Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação: diálogos possíveis (Cópia) 07-04-2016
Protocolo do SIGProj:   232040.1188.129031.07042016
De:05/05/2016  à  05/05/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Beatriz Becker
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  ECO - Escola de Comunicação
Resumo da Ação de Extensão
  A convergência provoca reconfigurações na produção e no consumo da informação.Os usos e o desenvolvimento das tecnologias digitais têm transformado os modos como se ensina e se aprende o mundo. O debate sobre as culturas digitais, juventudes e sistemas de cognição têm se mostrado como um fértil campo de pesquisa na contemporaneidade, inspirando uma produção transdisciplinar sobre infância, internet, oportunidades e riscos; mídia digital, juventude e cidadania ou engajamento digital; estudos de recepção e Media Literacy. O foco dessa projeto é realizar um seminário sobre Mídia e Educação em parceria com o Colégio Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAP-UFRJ). O projeto prevê a aplicação de questionários com alunos e professores. A sistematização dos dados irão se constituir como diretrizes para a organização do seminário. Partimos da hipótese que leituras críticas e criativas das mensagens da mídia podem colaborar para a ampliação de conhecimentos sobre a realidade social.Sugerimos ainda que aprofundando os estudos e debates sobre os usos sociais dos meios digitais entre adolescentes e jovens, contribuímos para ampliar as relações entre Educação, mídia, ambientes digitais e conselhos éticos (familiares, educacionais e políticos) no contexto da reforma curricular. O seminário será realizado na Casa da Ciência (UFRJ) e será constituído por quatro mesas temáticas sobre processos de ensino e aprendizagem na formação universitária e escolar que dialogam com as dimensões teórico-metodológicas da Mídia e Educação. Os nomes dos palestrantes serão confirmados oportunamente. Posteriormente, o material científico será produzido e distribuído.
Palavras-chave
   Mídia, Educação, tecnologias digitais, interações, conhecimento
Público-Alvo
  Professores do Ensino Superior do Rio de Janeiro e de outros Estados do Brasil; Professores do Ensino Médio da redes pública e de escolas particulares, mestrandos e doutorandos das áreas da Comunicação e Educação e representantes de instituições de ensino e empresas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   coordenadores do projeto e alunos de Graduação e de Pós-Graduação que participam do projeto, com apoio da assessoria de comunicação da Escola de Comunicação da UFRJ ( ECO-UFRJ) e dos docentes do CAP.
«« Voltar