«« Voltar
Jogos e Materiais concretos na alfabetização Matemática
Protocolo do SIGProj:   230719.1229.236408.01042016
De:30/04/2016  à  09/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Aline Graciele Mendonça
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  BRI - Birigui
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem com a utilização de jogos e materiais concretos articulados com avaliação diagnóstica inicial e contínua para a alfabetização matemática. O projeto desenvolverá duas ações, sendo uma com alunos e outra com professores de escolas públicas. Com os alunos, será desenvolvida avaliação diagnóstica inicial e partindo das dificuldades verificadas serão desenvolvidas estratégias de ensino articuladas com as dificuldades dos mesmos utilizando jogos e materiais concretos no processo de aprendizagem. Com os professores, serão desenvolvidos dois seminários com devolutivas do projeto, avanços na aprendizagem dos alunos e possibilidades de continuação das atividades em sala de aula. Tal ação contribui para o cumprimento das diretrizes do PNE - Plano Nacional de Educação quanto a melhoria da qualidade da educação. Como resultados do projeto espera-se a reflexão da prática educativa, a melhora na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos e divulgação dos resultados obtidos por meio de publicação de relato de experiência. O projeto contará com no mínimo 01 aluno e no máximo 02 alunos alunos bolsistas para desenvolvimento das atividades. Os alunos serão selecionados via edital.
Palavras-chave
   Alfabetização matemática, Jogos e materiais concretos, Ensino e aprendizagem.
Público-Alvo
  Crianças entre 08 e 11 anos que estejam cursando o ensino fundamental- anos iniciais. Professores que lecionam no ensino fundamental anos iniciais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Aline Graciele Mendonça - E-mail: aline_mendonca@ifsp.edu.br
«« Voltar