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O papel das emoções públicas na política cultural da democracia
Protocolo do SIGProj:   230442.1327.30483.07122016
De:31/01/2017  à  19/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Susana de Castro Amaral Vieira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  Pretendemos oferecer conteúdos filosófico e sociológico sobre a formação da identidade cultural brasileira. Com o objetivo de problematizar e, a um só tempo, oferecer formas de abordagem a tais conteúdos em sala de aula, o curso se foca, principalmente, em professores/as da educação básica, bem como licenciandos/as. Discutiremos, na forma de debates e aulas abertas ao público, teses sobre a brasilidade de autores como Jessé de Souza, Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre, tendo como principal eixo teórico a questão da emoção pública, central à teoria ética da filósofa estadounidense Martha Nussbaum. Ao abordar obras literárias e filmográficas que retratam figuras típicas do imaginário social dos brasileiros e brasileiras, procuraremos estabelecer formas de autorepresentação que confrontem o pertencimento dos personagens a grupos minoritários. Contando, a cada evento, com a fala de um/a professor/a convidado/a, todo encontro deverá fornecer uma perspectiva crítica que seja, simultaneamente, possibilitadora de um campo aberto de construção coletiva sobre os aspectos da imagem nacional, fornecendo, assim, critérios de combate aos modelos sociais de desigualdade. Os bolsistas atuarão na organização dos módulos programáticos, expondo e disponibilizando, aos participantes, o conteúdo do curso, que poderá ser oferecido em salas de aula. Num segundo momento, a elaboração de relatórios feitos conjuntamente com a coordenadora do curso e demais integrantes deverá possibilitar a avaliação e os resultados do curso proposto.
Palavras-chave
   Ética, nacionalismo, Brasil, identidade, emoções
Público-Alvo
  O público alvo será composto, principalmente, por pessoas ligadas a área de educação, isto é, professores, coordenadores, pedagogos, estudantes que cursam licenciatura, pesquisadores. Porém, serão admitidos profissionais, pesquisadores de outras áreas que se interessem pela temática.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   laboratorioantigona@gmail.com
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