«« Voltar
IF na escola
Protocolo do SIGProj:   230304.1205.248985.31032016
De:30/04/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  João Henrique Saska Romero
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CTD - Catanduva
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão 'IF na escola' tem como objetivos gerais divulgar o Instituto Federal de São Paulo em especial o campus Catanduva aos alunos do ensino médio da educação básica nas escolas estaduais de alguns municípios (Catanduva, Araraquara, Pindorama e Santa Lúcia) apresentando o papel do Instituto, forma de ingresso, cursos e duração, auxílios, projetos e infra-estrutura assim como motivá-los a prosseguir os estudos no nível superior nos Institutos Federais e aos alunos que possuírem projetos de vida com cursos compatíveis ao campus Catanduva avaliar a possibilidade de se inscrever no SISU e tornar-se aluno do IF posteriormente. Na segunda parte do projeto o bolsista junto ao professor coordenador irão ajudar o professor de Química da área de Ciências da Natureza a desenvolver experimentos durante as aulas buscando utilizar esse recurso como proposta de contextualização e interdisciplinaridade melhorando o processo de ensino-aprendizagem e também o despertar pelo estudo dessa Ciência. Espera-se com o projeto desmitificar o papel da Química, motivar professores da Educação Básica a utilizar a experimentação como recurso didático e aumentar o interesse pelas vagas oferecidas pelo IFSP Campus Catanduva nos cursos superiores em especial a Licenciatura em Química.
Palavras-chave
   divulgação acadêmica, educação básica, química e metodologia de ensino
Público-Alvo
  O público alvo serão os alunos do ensino médio da educação básica, principalmente os alunos da 3ª série do ensino médio motivando-os para fazer o ENEM e se inscrever para cursar os cursos do Instituto Federal com destaque ao campus Catanduva-SP. Espera-se atender 400 alunos em Araraquara, 60 alunos em Santa Lúcia, 60 alunos em Pindorama e 400 alunos em Catanduva totalizando aproximadamente 480 alunos e 6 professores de Química. O público atendido pode ser maior porque o projeto poderá ser estendido a outras escolas e municípios.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   O bolsista e professor orientador irão as escolas públicas estaduais conversar com os coordenadores do ensino médio e professores de química com a finalidade de estabelecer o cronograma de execução das atividades.
«« Voltar