Modelagem Matemática no Ensino Médio
Protocolo do SIGProj: 229156.1188.247796.18032016
De:24/04/2016 à 24/10/2017
Instituição
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
Elaboração de texto didático visando motivar a aprendizagem de Matemática no ensino médio e servir como complemento dos exercícios dos livros didáticos selecionados pelo PNLD. Foco principal do texto reside na modelagem matemática de problemas significativos envolvendo interdisciplinaridade e/ou problemas do cotidiano dos alunos e na resolução destes problemas. Quando necessário serão apresentados também tópicos conceituais teóricos que não estejam incluídos nos livros didáticos já mencionados. O texto conterá também um guia didático para atividades experimentais que envolvam modelagem matemática. O texto provisório do livro será discutido com membros do público alvo, isto é, professores e alunos do ensino médio da rede pública estadual, para incorporar críticas e sugestões, ou seja, para se adequar realmente a quem se destina atingir. A versão inicial já vai incorporar tópicos que sejam importantes e necessários em escolas de formação integral com capacitação profissionalizante.
Palavras-chave
livro, modelagem matematica, ensino medio, capacitação profissional
Público-Alvo
Internos
Professores colaboradores do proponente do projeto, alunos do curso de licenciatura em Matemática, alunos dos cursos de pós-graduação: especialização lato sensu, mestrado em ensino de matemática e mestrado profissionalizante em matemática (PROFMAT)
Inst Fed
Professor do CEFET colaborador do projeto, aluno do PROFMAT do IM
Inst Est
Professores e Alunos da rede estadual de escolas de ensino médio, professor da rede estadual em Duque de Caxias aluno de pg lato sensu no IM
Situação
Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato