«« Voltar
Modelagem Matemática no Ensino Médio
Protocolo do SIGProj:   229156.1188.247796.18032016
De:24/04/2016  à  24/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Angela Cássia Biazutti
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Elaboração de texto didático visando motivar a aprendizagem de Matemática no ensino médio e servir como complemento dos exercícios dos livros didáticos selecionados pelo PNLD. Foco principal do texto reside na modelagem matemática de problemas significativos envolvendo interdisciplinaridade e/ou problemas do cotidiano dos alunos e na resolução destes problemas. Quando necessário serão apresentados também tópicos conceituais teóricos que não estejam incluídos nos livros didáticos já mencionados. O texto conterá também um guia didático para atividades experimentais que envolvam modelagem matemática. O texto provisório do livro será discutido com membros do público alvo, isto é, professores e alunos do ensino médio da rede pública estadual, para incorporar críticas e sugestões, ou seja, para se adequar realmente a quem se destina atingir. A versão inicial já vai incorporar tópicos que sejam importantes e necessários em escolas de formação integral com capacitação profissionalizante.
Palavras-chave
   livro, modelagem matematica, ensino medio, capacitação profissional
Público-Alvo
  Internos Professores colaboradores do proponente do projeto, alunos do curso de licenciatura em Matemática, alunos dos cursos de pós-graduação: especialização lato sensu, mestrado em ensino de matemática e mestrado profissionalizante em matemática (PROFMAT) Inst Fed Professor do CEFET colaborador do projeto, aluno do PROFMAT do IM Inst Est Professores e Alunos da rede estadual de escolas de ensino médio, professor da rede estadual em Duque de Caxias aluno de pg lato sensu no IM
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
«« Voltar