«« Voltar
FLUORETAÇÃO DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO NO ESTADO DE PERNAMBUCO: DO ESTADO DA ARTE A VIGILÂNCIA DA SAÚDE BUCAL
Protocolo do SIGProj:   228966.1139.127285.13092016
De:14/09/2016  à  19/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Petrônio José de Lima Martelli
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Medicina Social - Medicina Social (Depto)
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de extensão intitulado 'Fluoretação das águas de abastecimento público do estado de Pernambuco: do estado da arte a vigilância da saúde bucal' busca avaliar a política de fluoretação do estado de Pernambuco, abordando a problemática do acesso à água fluoretada no âmbito estadual, afim de resgatar historicamente a cobertura e os benefícios da medida e, os impasses e as dificuldades encontrados os quais inviabilizaram por décadas tal política no estado. Além disso, se propõe acompanhar e analisar a retomada do processo de fluoretação das águas de abastecimento público no estado. O estado de Pernambuco, que permanece atualmente sem uma política de fluoretação de águas, apesar de alguns municípios terem fluoretado suas águas em diferentes momentos históricos, foi um dos estados que submeteram um projeto afim de viabilizar tal política pública, sendo este aprovado pela câmara técnica do Ministério da Saúde. Sendo assim, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está em processo de implantação de um sistema de fluoretação. Enormes são as expectativas de que esse processo consiga de fato ser Com a implantação do sistema de fluoretação das águas no estado de Pernambuco se faz necessário, dentre outras medidas, o conhecimento prévio da realidade encontrada por meio de um resgate histórico na literatura científica e em documentos públicos, além da avaliação das águas para verificar a presença de flúor natural e/ou artificial, afim de contribuir para a instrumentalização das instâncias de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) com dados indispensáveis para a definição de estratégias.
Palavras-chave
   saúde bucal, política pública, fluoretação de águas, qualidade da água
Público-Alvo
  Municípios do estado de Pernambuco que não possuem água fluoretada; Municípios do estado de Pernambuco que estão iniciando a política de fluoretação; Municípios do estado de Pernambuco que necessitam de capacitação à respeito da fluoretação de águas de abastecimento público.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Petrônio Martelli - petroniocarla@uol.com.br - Coordenador do Projeto; Grasiele Fretta Fernandes - grafretta@gmail.com - Coordenadora do Projeto.
«« Voltar