«« Voltar
Batuque de Umbigada: ritmo, história, memória, resistência e identidade cultural
Protocolo do SIGProj:   228439.1189.250507.11032016
De:04/04/2016  à  04/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Lorena Faria de Souza
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CPV - Capivari
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto propõe atividades de estudo e extensão acerca da manifestação cultural conhecida como Batuque de Umbigada de Capivari. Propõe ações voltadas para a reconstrução da memória e da história dessa matriz afro pouco valorizada e por vezes silenciada ao longo do tempo. Também prevê práticas de extensão com o objetivo de aproximar relações entre as comunidades externa e interna. O projeto pretende continuar o trabalho de consolidação, no Campus Capivari, da formação de jovens que respeitem a alteridade e a diversidade étnica, religiosa e cultural, contribuindo para a valorização de uma formação humanizada nos cursos técnicos e para construir um ambiente em que as relações escolares - e não escolares - sejam pautadas pelos princípios da democracia e da igualdade racial. Também atende a uma demanda da legislação educacional brasileira, materializada na Lei 9.639/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, modificada pela Lei nº 10.639/03, que em seu art. 26 institui a obrigatoriedade da inclusão nos currículos oficiais da rede ensino a temática: 'História e Cultura Afro-Brasileira'. O projeto visa a integrar as dimensões de ensino, pesquisa e extensão ao promover o aperfeiçoamento metodológico e pedagógico no processo ensino-aprendizagem na medida em que levará os alunos à experiência de aprender participando ativamente dos procedimentos investigativos e organizativos das atividades propostas. Por meio da pesquisa histórica e das atividades de extensão, logra contribuir para o debate sobre as relações de poder estabelecidas no âmbito global e local, bem como para a superação do preconceito às populações vulneráveis.
Palavras-chave
   Batuque de Umbigada, patrimônio imaterial, memória, narrativas, inclusão
Público-Alvo
  Comunidade do Batuque de Umbigada de Capivari, Piracicaba e Tietê. Professores, alunos e funcionários do campus. Professores, alunos e comunidade da região.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Capivari Avenida Doutor Ênio Pires de Camargo, 2971 - São João Batista - Capivari SP- CEP: 13360-000 - Telefone: 55 (19) 99664-0840
«« Voltar