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Pleno sentido
Protocolo do SIGProj:   228298.1188.193904.25032016
De:04/09/2016  à  04/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Elizabeth Motta Jacob
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EBA - Escola de Belas Artes
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de extensão visa suprir a carência de material didático, lúdico, estético e de apelo sensorial voltado parao processo de letramento e alfabetização de crianças cegas. A ideia surgiu a partir da orientação por mim realizada do TCC de de Camille Xavier que percebeu a lacuna de material gráfico para a população cega e me abriu o universo desta população. Fomos ao encontro do Instituto Benjamim Constant e tivemos o prazer de conhecer Patrícia Rosa que nos guiou no desenvolvimento do projeto e nos acolheu na DMPE divisão que produz e distribui material didático-pedagógico para instituições educacionais voltadas para cegos no Brasil e no exterior. O Braille é o único sistema de alfabetização que permite ao cego ler e escrever autonomamente e por isso é de fundamental relevância para que se tornem capazes de se realizar plenamente. Para as crianças com baixa visão existem fontes e dimensões específicas, além de contraste e destaques de figura/fundo que facilitam a percepção das impressões em tinta. Desejamos desenvolver material gráfico que permitam a criança cega explorar sensorialmente empoderando-a enquanto usuário destas ferramentas. Pretendemos explorar a percepção de mundo da criança cega ou de baixa visão criando narrativas a partir de suas vivências e formas de perceber o mundo Trabalahremos com projetos que evoquem o sentido auditivo, tátil, olfativo, gustativo e, porque não visual, de forma a despertar a sensorialidade no relacionamento com o artefato e atrair o público vidente –especialmente pais e irmãos que não leem Braille- para partilhar a experiência.
Palavras-chave
   Desing gráfico, material grafotátil para cegos, educação especial
Público-Alvo
  Alunos cegos e de baixa visão em fase de letramento e alfabetização em Braille atendidos pelo Instituto Benjamim Constant
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
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