«« Voltar
LALETEC 2016 – Laboratório de Letramento Técnico-Científico
Protocolo do SIGProj:   227603.1181.223444.04032016
De:31/03/2016  à  30/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Gustavo Aurélio Prieto
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  SBV - São João da Boa Vista
Resumo da Ação de Extensão
  A primeira oferta do LALETEC (abril-novembro/2015) teve como objetivo capacitar pesquisadores para a elaboração de trabalhos acadêmicos a partir de três eixos: redação científica, competência informacional e uso de ferramentas digitais para a pesquisa. Devido à significativa aderência da comunidade microrregional e aos resultados acadêmicos atingidos, propomos a segunda oferta do LALETEC em 2016. Entre as justificativas para que se dê continuidade ao projeto, estão: o envolvimento dos bolsistas com a comunidade durante os eventos acadêmicos e no atendimento às suas demandas para a alimentação do portal online e a supremacia dos números de participantes da comunidade externa ao IFSP. Ressalta-se, nessa interação, a coleta de depoimentos de gestores e pesquisadores em formação das instituições parceiras, da graduação e pós-graduação, sobre a necessidade de complementação das disciplinas de metodologia de pesquisa presentes nas grades curriculares de suas universidades e da contribuição que os cursos lhes trouxeram para o processo científico (na pesquisa bibliográfica, delimitação do tema, estrutura textual, uso de ferramentas digitais na metodologia, entre outros). O objetivo agora é ampliar as ações e personalizar seus conteúdos. Serão propostas palestras, oficinas temáticas nas três grandes áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas), atendimentos agendados, um seminário e um curso a distância, remodelado para a integração dos três eixos do projeto. O portal online será atualizado com mais recursos digitais para a metodologia de pesquisa. Pretende-se continuar disseminando boas práticas da pesquisa científica como contribuição para a formação de pesquisadores e para a produção e publicação científica de alto impacto.
Palavras-chave
   estratégias de ensino-aprendizagem, letramento acadêmico, redação científica, competência informacional, ferramentas digitais
Público-Alvo
  Alunos de Ensino Médio; Alunos de Graduação; Alunos de Pós-Graduação; Pesquisadores; Docentes.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Gustavo Aurélio Prieto Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues Maria Carolina Gonçalves Roselaine Ferreira Rodrigues Pereira
«« Voltar