«« Voltar
Projeto Surdos-UFRJ A Inclusão do Surdo Através do Conhecimento Científico (Cópia) 26-02-2016
Protocolo do SIGProj:   226512.1484.39329.12052017
De:29/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IBqM - Instituto de Bioquímica Médica
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta apresentada visa a inclusão social da pessoa surda, cuja comunidade é linguistica e socialmente marginalizada quanto à educação e a saúde. Este grupo não tem acesso às informações indispensáveis ao exercício pleno de sua cidadania, tendo em vista a dificuldade de comunicação. O surdo tem na língua portuguesa uma língua estrangeira. Com isso sofre de uma consequente redução na entrada de informações. Apesar dessas considerações, um grupo cada vez maior de surdos profundos termina o ensino médio e anseia entrar na universidade. Não existem estudos no Brasil sobre a absorção de conhecimento científico/tecnológico obtido de forma informal por surdos profundos, nem sobre o grau desse entendimento obtido através do ensino formal. Não há nada sobre aprendizado científico de surdos através de experimentos, desenvolvimento de descobertas e situações problema. Desconhece-se, a barreira que a ausência de sinais científicos/tecnológicos , possa representar no processo. Este projeto busca oferecer ao jovem surdo a possibilidade de integrar-se aos avanços da ciência e tecnologia de forma crítica, aprendendo conceitos científicos com quem faz ciência, desenvolvendo o método e o pensamento científico ao invés de simplesmente receber informação. Em paralelo, este projeto visa estudar as necessidades de adaptação da universidade para receber estudantes surdos profundos. O projeto compõe-se de várias atividades: cursos para alunos surdos, cursos para intérpretes, desenvolvimento de um glossário científico em LIBRAS, criação de material paradidático, capacitação de mediadores surdos para museus, capacitação de técnicos surdos para laboratórios de pesquisa, formação de recursos humanos envolvidos no ensino de ciências para surdos.
Palavras-chave
   Surdos, Ensino, Biociências, Inclusão, LIBRAS
Público-Alvo
  Possuimos tres tipos de público: o interno da UFRJ formado por professores, pós-doutores, pós graduandos e graduandos interessados em compreender melhor o ensino para surdos. Neste grupo temos de forma permanente dois pós-doutores, um pós-graduado, uma tecnica com doutorado que é surda profunda e dois alunos de graduação. De forma ocasional teremos a participação 6 alunos de graduação da Letras-Libras. Um grupo colaborador externo à universidade formado por quatro professores de surdos (uma delas surda profunda), quatro estagiários surdos profundos dois deles cursando o ensino médio, uma física, um neuro cientista, tres intérpretes/tradutores da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Finalmente, um grupo que esperamos seja composto de pelo menos 40 alunos surdos por ano nas atividades oferecidas por nós.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   PROJETO SURDOS-UFRJ Facebook https://pt-br.facebook.com/ProjetoSurdos e-mail de Vivian Rumjanek vivian@bioqmed.ufrj.br
«« Voltar