«« Voltar
Educação Alimentar e nutricional na escola
Protocolo do SIGProj:   224874.1327.124798.02122016
De:30/01/2017  à  30/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Claudia da Veiga Soares Carvalho
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  INJC - Instituto de Nutrição Josué de Castro
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto conjuga conteúdos básicos do segundo segmento do ensino fundamental com os de técnica dietética e EAN. A seleção de escolares para esses colégios é majoritariamente realizada de modo randomizado e garante uma diversidade social e cultural de seu público alvo. Nesse sentido, essa igualdade no direito à entrada de uma escola de qualidade evidencia a reprodução da desigualdade nas relações sociais e culturais que nos toma silenciosamente no dia a dia. Esse projeto resgata saberes numa trajetória histórica a partir da década de 50 e os atualiza na temática da sustentabilidade e no direito humano a alimentação adequada. O objetivo desse projeto é promover diálogo entre os atores sociais na escola em torno da temática direito à alimentação adequada, protegendo uma hierarquização perversa da diversidade social e cultural. A estratégia metodológica é desenvolver ações conectadas em rede com pontos de reflexão ou desequilíbrio dos significados naturalizados em torno das escolhas alimentares dos escolares. Serão realizadas atividades articuladas: práticas culinárias na disciplina de ciências, produção do Caderno de Comidaria no jornal de estudantes, atualização de uma fanpage dirigida aos alunos, articulada com os serviços de alimentação escolar, e com outros projetos de extensão com ênfase em produção de música, artes plásticas e poesia. As atividades extensionistas constituirão parte do campo de pesquisa para mestrado acadêmico do PPGN/UFRJ na temática de educação alimentar, assim como campo de atividades práticas da disciplina de EAN do Instituto de Nutrição Josué de Castro.
Palavras-chave
   Educação alimentar, ressignificação, atividades escolares em rede
Público-Alvo
  Alunos do segundo segmento do ensino fundamental, alunos do ensino médio, professores e técnicos de escolas públicas no Rio de Janeiro: Os alunos do CAPUERJ participam das atividades em sala de aula, práticas de laboratórios, construção do viveiro de horta e ações em eventos da escola; Os alunos do CAP UFRJ participam de atividades em sala de aula, em horta freática e na linha de árvores frutíferas de vaso, e em lanches coletivos; Os professores e técnicos formam parte da equipe do projeto compartilhando planos, práticas e campanhas ao longo do ano de 2017. Este ano contaremos com a participação e apoio da pró-reitoria de extensão do Colégio Pedro II
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação lança mão do LADIG'E e da fanpage construída em 2015 para divulgação, o jornal de alunos do CapUERJ e folderes e cartazes na escola
«« Voltar