«« Voltar
Desafios do Ensino de História da América: ensino básico e divulgação do conhecimento
Protocolo do SIGProj:   224850.1147.161953.15022016
De:31/03/2016  à  28/02/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Juliana Beatriz Almeida de Souza
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IH - Instituto de História
Resumo da Ação de Extensão
  Na década de 1980, intensificou-se e, sobretudo, qualificou-se mais a produção historiográfica acerca das Américas. O crescimento quantitativo e qualitativo coincidiu com a ampliação, no Brasil, dos Programas de Pós-Graduação em História. Esses estudos estiveram, em princípio, voltados, principalmente, para temas relacionados à História Hispano-americana, bem como estudos comparativos. Aos poucos e ao longo das décadas seguintes, os estudos se intensificaram e diversificaram-se os temas estudados, não só sobre a América hispânica e caribenha como também sobre os Estados Unidos. No entanto, as informações que usualmente continuam a aparecer nos livros didáticos de ensino fundamental e médio sobre História da América reproduzem estereótipos e análises já ultrapassadas pela historiografia mais recente. O principal objetivo, portanto, é produzir materiais que sirvam de apoio ao professor da Educação Básica para que possa complementar e/ou problematizar tais conteúdos na sua atuação em sala de aula. Não se trata, portanto, de uma tentativa de cobrir todos os temas, períodos ou abordagens históricas relacionados à História da América, mas de oferecer conjuntos organizados de materiais sobre alguns temas, dando subsídios para o professor trabalhar assuntos escassamente contemplados e/ou tratados de forma limitada conceitualmente pelos livros didáticos.
Palavras-chave
   História da América, Produção do Conhecimento, Divulgação do Conhecimento, Formação Docente, Educação Básica
Público-Alvo
  Professores de Ensino Básico da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio e alunos de cursos de Licenciatura em História de outras IES.
Situação
  Atividade SEM RELATÓRIO
Contato
  
«« Voltar