«« Voltar
Cine-aulas:discutindo ciência a partir de filmes
Protocolo do SIGProj:   223203.1104.173065.23012016
De:29/02/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Nilva Lúcia Lombardi Sales
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICENE - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Essa proposta é a continuação de um projeto de extensão desenvolvido no ano de 2015 que teve como objetivo discutir temas científicos e meta-científicos a partir de filmes atuais e populares com alunos do Ensino Médio de escolas públicas estaduais de Uberaba. Tal proposta se alicerçou na ideia de que uso do cinema como ferramenta pedagógica é uma das estratégias que pode aproximar o conteúdo escolar do cotidiano do aluno e motivá-lo para seu aprendizado. No projeto anterior foram desenvolvidas 5 cine-aulas, ou seja, sequências didáticas elaboradas a partir de filmes, que discutiam tanto conhecimentos científicos como também sobre a Natureza da Ciência e do fazer científico em si. A boa aceitação por parte de professores e alunos das escolas em que aplicamos algumas cine-aulas no segundo semestre de 2015 nos motivou a continuar o projeto. Nesta nova edição, os professores das escolas parceiras terão acesso às cine-aulas prontas durante o período de planejamento e poderão escolher, (ou propor a criação de novas) cine-aula lhe interessa e quando incluí-la em suas aulas. Desta forma o projeto pode contribuir mais com a formação do aluno licenciando bolsista, pois ele atuará junto com professores em exercício no desenvolvimento de atividades que serão levadas aos alunos do Ensino Médio destas escolas parceiras. Espera-se também que contribua com a formação dos professores parceiros oferecendo a eles um material diferenciado que poderá ser replicado em suas aulas para além do período de desenvolvimento desse projeto de extensão, além de permitir vivenciar novas experiências pedagógicas.
Palavras-chave
   Ensino de Ciências, Epistemologia da Ciência, Ficção Científica
Público-Alvo
  Professores das áreas de Física, Biologia, Química da Educação básica e seus alunos das escolas parceiras desse projeto
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Após a aprovação da proposta e escolha do aluno bolsista será feita uma visita às escolas parceiras para definir os professores participantes que serão o contato para a divulgação do projeto em cada escola.
«« Voltar