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Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P³) (2016)
Protocolo do SIGProj:   223012.1113.86026.04022016
De:29/02/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Emmanoel Martins Ferreira
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGA - Instituto de Arte e Comunicação Social
Unidade de Origem
  GEC - Departamento de Estudos Culturais e Mídia
Resumo da Ação de Extensão
  O Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P³) é um programa de extensão que abriga atividades voltadas para a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de novas tecnologias em jogos eletrônicos/digitais e redes colaborativas. O programa contempla cursos de extensão, atividades lúdico-interativas e uma célula de incubação na universidade, cujo objetivo fundamental é abrigar projetos e empreendimentos de alunos, ex-alunos e de membros da comunidade em geral relacionados ao universo das mídias digitais. O programa prevê o suporte a estas iniciativas visando ao desenvolvimento de projetos independentes e/ou de modelos de negócios como startups, sob a orientação de professores do Departamento de Estudos Culturais e Mídia. A fim de conferir assistência às iniciativas, o programa engloba ainda dois grupos de pesquisa que oferecem suporte teórico e articulam práticas de pesquisa em ambiente de amadurecimento profissional. Além disso, os protótipos gerados através dos projetos incubados se reverterão ao público através da disponibilização de tecnologias opensource.
Palavras-chave
   mídias digitais, jogos eletrônicos, redes colaborativas
Público-Alvo
  Este programa compreende atividades de orientação a grupos empreendedores dentro da universidade e busca estimular o debate e a reflexão acerca de diversos aspectos da cultura digital. Seu público-alvo compreende (1) professores e pesquisadores interessados em desenvolver protótipos de produtos ou oferecer serviços inovadores por meio de empreendimentos incubados na universidade; (2) alunos de graduação e pós-graduação cuja vocação em desenvolver inovação os motive a aliar o conhecimento acadêmico à prática profissional; (3) alunos de graduação, profissionais de entidades externas e convidados de organizações não governamentais interessados em frequentar cursos de extensão ou espaços para discussão acerca de ideias relacionadas à pesquisa em mídias digitais; (4) interessados em debater questões relacionadas ao universo da cultura digital e do empreendedorismo em geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   p3@midia.uff.br
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