«« Voltar
Projeto Adoção: Curso Preparatório para a Adoção X
Protocolo do SIGProj:   222952.1104.30563.23012016
De:08/03/2016  à  25/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Martha Franco Diniz Hueb
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  IELACHS - Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  A lei nº 12.010, aprovada em 03 de agosto de 2009, aponta a obrigatoriedade dos pretendentes a adoção se submeterem a uma preparação jurídica e psicossocial, além de receberem um acompanhamento no período pós adoção. Em Uberaba, o Grupo Interinstitucional Pró Adoção (GIPA), composto por representantes dos cursos de Psicologia e Serviço Social da UFTM; curso de Psicologia da UNIUBE, profissionais do Ministério Público( MP-MG) e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MJ) e Grupo de Apoio à Adoção de Uberaba (GRAAU) assumiu em forma de projeto a preparação para os postulantes, cabendo às duas universidades ( UFTM e UNIUBE) operacionalizarem a proposta. Através de oficinas participativas objetiva-se acolher e conscientizar postulantes à adoção acerca das implicações psicológicas, sociais e legais que envolvem o ato de adotar, e instrumentalizar os participantes no sentido de ajudá-los a melhor lidar com os desafios cotidianos nas relações entre pais e filhos adotivos. Espera-se que ao final das oficinas, os postulantes a adoção apresentem mais consciência reflexiva que os ajudem a sanar dúvidas frente às motivações e sentimentos que os levaram a optar pela parentalidade adotiva, e que possam decidir se continuarão ou não a percorrer o processo adotivo. Acredita-se que a atividade trará repercussões importantes na qualidade de vida dos sujeitos, pais e filhos, envolvidos no processo de adoção.
Palavras-chave
   Adoção, crianças, adolescentes, famílias, grupos reflexivos.
Público-Alvo
  Os postulantes a adoção, pessoas da Comarca de Uberaba advindas de diferentes classes sociais, serão convocados para a participação no Curso Preparatório pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, ( parceira neste projeto e responsável pela avaliação/habilitação dos postulantes). Os pretendentes à Adoção, serão divididos em dois grupos a cada semestre com até 20 participantes cada, havendo uma estimativa de até 80 participantes ao ano.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Em se tratando de um Projeto que é convocatório de postulantes ja habilitados para a adoção, a divulgação e realizada pelo Ministério Publico via mala direta e e-mails, ou por oficial de justiça, não cabendo a equipe executora do Projeto o contato direto com tais postulantes.
«« Voltar