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Simulação Computacional da Suspensção Traseira do Fórmula SAE - UFTM
Protocolo do SIGProj:   222833.1104.245175.24012016
De:29/02/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Hanna Degani Mikhail
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICTE - Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho visa aperfeiçoar o projeto mecânico da suspensão traseira do Fórmula SAE - UFTM. O projeto Fórmula SAE Brasil (FSAEB) é uma competição de desenvolvimento tecnológico promovida pela SAE Brasil, onde estudantes universitários devem conceber, projetar, fabricar e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula. O objetivo do programa é projetar e construir um carro tipo fórmula inovador, com metodologia de engenharia (projeto detalhado, desenhos técnicos, planilhas de custos, esquemas de montagem, escolha dos processos de fabricação adequados, etc.), sendo a competição apenas um estímulo aos estudantes. A complexidade envolvida no projeto de um carro tipo fórmula torna necessária a associação da equipe do projeto de extensão Fórmula SAE - UFTM com outros projetos, tanto de extensão quanto de pesquisa, com o intuito de desenvolver e otimizar os sistemas básicos do veículo, tais como as suspensões, a estrutura do chassi, o comportamento aerodinâmico, o planejamento e execução dos processos de fabricação, etc. Neste sentido, este projeto de extensão tem como objetivo específico analisar computacionalmente o comportamento dinâmico da suspensão traseira do veículo Fórmula SAE - UFTM, a partir do projeto mecânico inicial desenvolvido pela equipe Taurus Racing FSAE - UFTM. Por meio da simulação do comportamento dinâmico da suspensão traseira do carro, pode-se determinar as forças máximas atuantes nos elementos mecânicos (construtivos) da suspensão e transmitidas para o chassi, permitindo verificar se o projeto da suspensão traseira é satisfatório ou se o mesmo deve ser alterado, além de obter dados confiáveis para realizar o estudo estrutural do chassi.
Palavras-chave
   suspensão, dinâmica computacional, dinâmica de muitos corpos, dinâmica veicular
Público-Alvo
  Alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Produção como participantes do projeto Fórmula SAE, associado a este projeto de extensão. Alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas da cidade de Uberaba e região, despertando o interesse nos cursos de engenharia da UFTM, durante palestras e apresentações do carro nas escolas de ensino fundamental, após este estiver concluído.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   hannadmbr@yahoo.com.br hdm@mecanica.uftm.edu.br
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