«« Voltar
Ecologia do Silêncio: a ecologia como ferramenta de inclusão de alunos surdos, promoção de acessibilidade e melhoria no processo ensino/aprendizagem
Protocolo do SIGProj:   222635.1147.77324.15022016
De:31/03/2016  à  28/02/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Alex Enrich Prast
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IB - Instituto de Biologia
Resumo da Ação de Extensão
  A inclusão é um dos princípios fundamentais dos direitos humanos. Em um conceito educacional, as políticas educativas devem levar em conta as diferenças individuais e buscar tratá-las de forma natural, sem comprometer o desenvolvimento do aluno. Iniciativas que direcionem uma reflexão da comunidade acadêmica sobre seu papel social na educação básica oportunizando mudanças em parceria com as escolas públicas e ampliando as possibilidades de inserção dos jovens no ensino universitário são importantes e absolutamente necessárias. O ensino de alunos surdo merece especial atenção nesse contexto, já que o mesmo deve ser feito em uma língua própria, a LIBRAS. Muitas vezes, a compreensão de determinado assunto ou conceito é dificultado pela ausência de sinais específicos, que força o professor ou intérprete a soletrar tal palavra em português. O presente projeto possui como objetivos contribuir para a inclusão de alunos surdos em atividades laboratoriais e práticas no ensino de Ciências, desenvolvendo e ampliando o conhecimento sobre Ecologia, assim como ampliar a formação e capacitar estudantes universitários para a atuação pedagógica junto a esses alunos, fortalecendo o laço entre a pesquisa e a extensão universitária. Serão desenvolvidas três atividades práticas em sala de aula e duas atividades em campo (sendo uma delas dentro da universidade). Serão trabalhados temas em ecologia que tenham relação direta com o cotidiano desses alunos e com a sociedade em que estão inseridos como geração de energia, aquecimento global e impactos ambientais gerados pelo homem. Assim, os alunos serão capazes de compreender e interagir com problemas atuais e urgentes.
Palavras-chave
   Educação de surdos, ecologia, extensão
Público-Alvo
  Este projeto possui como público alvo alunos de ensino médio do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Serão abordados cerca de 30 alunos por ano, sendo que as atividades elaboradas poderão ser utilizadas pelos professores do colégio após o término no projeto, aumentando exponencialmente o número de pessoas alcançadas.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar