«« Voltar
Encontros Regionais em EJA em Municípios do Estado do Rio de Janeiro do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social.
Protocolo do SIGProj:   222557.1113.87470.22012016
De:14/02/2016  à  01/04/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cecília Corrêa de Medeiros
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PROEX - Pró-Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  NUEC - Núcleo de Educação e Cidadania
Resumo da Ação de Extensão
  A Universidade Federal Fluminense, por meio da Faculdade de Educação, ao longo de sua história, vem se mostrando compromissada com a formação continuada dos profissionais da educação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A proposta dos Encontros Regionais no Estado do Rio de Janeiro sobre esta modalidade de ensino pretende ampliar os espaços de discussão desses profissionais sobre as temáticas envolvidas na relação entre Educação na Diversidade, Inclusão Social e Cidadania, democratizando o acesso a estes assuntos e contribuindo para a formação de sujeitos críticos e atuantes. A UFF, através do MEC-SECADI, ofereceu desde 2009 cursos de extensão na modalidade de formação continuada em EJA na busca por mudanças significativas desta modalidade de ensino. Recentemente, em outubro de 2015, implantou o Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social através do Comitê Gestor Institucional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica – COMFOR. Trata-se de um curso semipresencial com carga horária de 360 horas que foi aberto com o I Seminário do Curso de Especialização com duração de 30 horas presenciais nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2015. Dando sequência às questões levantadas no I Seminário que estão sendo propostos os Encontros Regionais em EJA visando promover uma relação mais imbricada e dialógica entre a “comunidade dos formadores de professores” da academia e a “comunidade dos professores” da educação básica. Cada encontro desenvolverá temáticas apontadas no I Seminário levando-se em consideração a “diversidade regional”.
Palavras-chave
   Educação, EJA, Diversidade, Inclusão Social
Público-Alvo
  Professores da Educação Básica, alfabetizadores em EJA, gestores, movimentos sociais, cursistas e tutores do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   www.nuec.uff.br
«« Voltar