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Projeto de uma suspensão SLA traseira para a equipe Zebu Baja da UFTM
Protocolo do SIGProj:   222381.1104.243184.20012016
De:29/02/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ricardo Humberto de Oliveira Filho
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICTE - Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Resumo da Ação de Extensão
  Neste projeto será realizado um estudo teórico da geometria e performance de uma suspensão do tipo SLA (short-long-arm) traseira para ser aplicada no protótipo de veículo off road Zebu Baja, visando sua melhoria e participação da Competição Baja SAE Brasil. Serão estudados os parâmetros e variáveis que definem a cinemática da suspensão SLA, a qual se caracteriza por um braço oscilante superior menor que o braço inferior (short-long-arm) [1]. Este tipo de suspensão é chamado de Suspensão Independente, pois o movimento da roda direita não influencia no da roda esquerda [2]. Em cinemática serão estudados termos como graus de liberdade, curva do movimento, centro e eixo instantâneo de rotação, altura do centro de rolagem, taxa de variação do camber, arrasto, entre outros. Além disso, serão abordados modelos simplificados de veículos para adquirir componentes da dinâmica veicular do carro como, por exemplo, a rigidez do conjunto mola-amortecedor na dinâmica vertical. Após a definição da geometria da suspensão SLA, será desenvolvido um modelo computacional tridimensional e feitas simulações utilizando o programa ADAMS/Car. Neste programa, a cinemática da suspensão, carregamentos e distribuição de forças podem ser analisadas em condições similares às condições reais de tráfego em que o veículo será utilizado. Desta forma será possível adquirir os parâmetros que vão definir se este tipo de suspensão resultará no melhor desempenho de acordo com os objetivos de um carro fora de estrada como o Zebu Baja.
Palavras-chave
   Suspensão SLA traseira, Geometria da suspensão, Dinâmica veicular, Baja SAE Brasil
Público-Alvo
  Diretamente, os alunos que estejam vinculados ao projeto de extensão Baja SAE Brasil que atuem nos nos sistemas de suspensão e direção. Indiretamente, todos os alunos dos cursos de graduação em Engenharia da UFTM que possam vi a fazer parte do projeto d extensão contínuo Baja SAE Brasil.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   rhofilho@gmail.com Cel: (34) 99125-9251
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