«« Voltar
Educando para a diversidade
Protocolo do SIGProj:   221720.1109.245811.18122015
De:31/03/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Luiz Carlos de Oliveira
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CGP - Campus Gaspar
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
  O tema da pluralidade cultural é de grande importância quando se pensa em uma educação voltada para os princípios da cidadania, do respeito e da equidade. Em se tratando de cultura brasileira temos a ideia complexa de uma nação plural e ao mesmo tempo uma terra singular. Ambivalência esta que norteia a diversidade de um povo condensado com cores, texturas e sabores de diferentes lugares. Não dá para pincelar de preto e branco uma aquarela constituída de diferentes matizes. A cultura brasileira é formada por diversos povos, miscigenação que contribuiu e vem contribuindo para a formação de uma nação plural. Hábitos, crenças, costumes e saberes que quando misturados e aquecidos em terra de Brasilis, formam, uma cultura singular. Ancorado na lei 10.639/03, esta proposta aplicada à educação tem como premissa o objetivo de romper com as barreiras do prejulgamento, educar, valorizar e fazer elucidar no seu público de maneira lúdica, porém, racional, a importante contribuição dos povos africanos em nossa formação cultura-social brasileira. Destacaremos a influência do dialeto africano, na fala/língua portuguesa do Brasil e mostraremos também como a nossa música, dança, costumes e as artes em geral estão umbilicalmente ligadas diretamente à mãe África.
Palavras-chave
   Educação étnico-racial, Lei 10639/03, Pluralidade Cultural, Africaneidades
Público-Alvo
  O público-alvo do projeto é variado, pois a proposta contempla ações destinadas aos estudantes, como também para os profissionais da educação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Luiz Carlos de Oliveira - luiz.oliveira@ifsc.edu.br Renata Waleska Pimenta - renata.waleska@ifsc.edu.br Roosevelt Ofarindê - rooseveltb7@gmail.com
«« Voltar