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Video Aulas de Matemática de alunos para alunos
Protocolo do SIGProj:   221454.1109.119565.18122015
De:31/03/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marcos Moecke
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CSJ - Campus São José
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa suprir as lacunas de aprendizagem dos alunos do ensino médio, nos conteúdos essências para o ingresso nos cursos de engenharia. Para “atingir” o objetivo o projeto realizará um diagnóstico das lacunas encontradas pelos ingressantes dos cursos de engenharia do IFSC, através de análise do resultado na prova do vestibular e através de entrevistas com os professores das disciplinas das primeiras fases. Em seguida será construído um mapa conceitual (MC) com os conhecimentos necessários para preencher as lacunas. Um conjunto de micro vídeo-aulas (MVA)s na área de matemática será gerado por alunos bolsistas sob a supervisão dos professores voluntários de matemática. Essas MVAs “apresentarão” em uma linguagem de aluno para aluno, como se fosse uma “aula particular”, os tópicos sugeridos no MC, sendo produzidas usando interfaces de telas sensíveis ao toque. As MVAs conterão apenas as explicações gravadas no “quadro” e o áudio gravado da explicação. Sua publicação será feita através de ferramentas já disponíveis como o Youtube, Wikis e outras que permitirem um simples e rápido acesso as aulas pelo público-alvo. Além dos alunos do ensino médio, o projeto também poderá atuar como auxilio no nivelamento dos ingressantes nos cursos de graduação do IFSC.
Palavras-chave
   micro-video-aulas, mapas conceituais, matemática básica
Público-Alvo
  De acordo com o censo escolar da educação básica de 2013 (INEP, 2013), no Brasil estão matriculados 7 milhões de alunos no ensino médio regular e 1 milhão nos cursos EJA de ensino médio. Em Santa Catarina são 243 mil alunos no ensino médio regular e EJA. Escolhemos como público-alvo do projeto os alunos do ensino médio de São José, no qual estão matriculados 8.665 alunos. Estimamos que através da divulgação nas escolas e também usando a internet como veículo de divulgação, pretendemos atingir uma pequena percentagem dos alunos do ensino médio e também egressos de ensino médio que estejam estudando para prestar vestibular para ingressar em cursos superiores fortemente dependentes da área de matemática. Entre estes citamos os cursos de engenharia, tecnólogos, e licenciaturas nas áreas de ciências exatas, além dos alunos que buscam a qualificação através de cursos técnicos integrados e subsequentes. Adicionalmente a esse publico-alvo externo, pretendemos também beneficiar com o projeto os alunos das primeiras fases dos cursos de graduação do IFSC, que necessitam de complementação nas áreas cobertas pelo projeto. Com a parceria estabelecida com a EEB Professora Maria Jose Barbosa Vieira, através da sua Assessoria de Direção, professora Elizangela Gonçalves de Araujo (da área de matemática), iremos trabalhar diretamente com a maior escola de ensino médio do município de São José, a qual conta com 1104 alunos, distribuídos em 3 turnos. Com o processo de divulgação dentro da escola, pretende-se atingir 30% do total matriculado. As estimativas para o público interno do IFSC são referentes aos Curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização e Curso Técnico Integrado em Telecomunicações. O público-alvo das demais escolas municipais e estaduais, bem como no item 'outros' pretende-se atingi-los através da divulgação do projeto pela internet.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   moecke@ifsc.edu.br
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