«« Voltar
Oficinas temáticas, mediadas por linguagens artísticas, com adolescentes da rede de ensino de Itajaí e do curso Integrado em Mecânica do IFSC/Itajaí
Protocolo do SIGProj:   221408.1109.211830.18122015
De:31/03/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Andreia Piana Titon
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CIT - Campus Itajaí
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A partir da década de 1990 discussões sobre inclusão social tiveram destaque no contexto político e educacional brasileiro. As políticas de inclusão vinculam-se a movimentos contra a desigualdade social e a favor da garantia dos direitos de acesso a instituições e serviços. No entanto, destaca-se que isso representa um desafio para as escolas, de garantia de matrícula para todos os estudantes em idade escolar e da ampliação das ações de assistência aos estudantes. Essa inclusão muitas vezes é precária, pois fica restrita à inclusão de todos no mesmo espaço geográfico, além de estar pautada em parâmetros e práticas classificatórios. Diante do exposto, destaca-se a necessidade das escolas buscarem estratégias que contribuam com processos que potencializem a inclusão dos alunos, superando estigmas e processos que produzem exclusão e evasão escolar. Considerando este contexto, o projeto tem a seguinte problemática: oficinas temáticas com adolescentes, mediadas por linguagens artísticas, contribuem para a inclusão social e formação integral dos jovens? As oficinas contemplarão atividades que possibilitem aos jovens discussão sobre temáticas de interesse dos mesmos, mediadas por diferentes textos. Pretendemos criar contextos que potencializem diálogos e processos de criação por meio de determinada linguagem artística. Durante as oficinas os alunos produzirão trabalhos sobre as temáticas trabalhadas e apresentarão para alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas parcerias. A escolha deste público externo possibilitará o diálogo dos alunos do IFSC/Itajaí com outros adolescentes, divulgando o câmpus e contribuindo com sua formação cidadã e da comunidade externa.
Palavras-chave
   oficinas temáticas, ensino técnico integrado, inclusão e cidadania, adolescentes
Público-Alvo
  Adolescentes, técnicos administrativos e professores de escolas estaduais de Itajaí e do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IFSC/Itajaí.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar