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ARTIGO DE OPINIÃO: EM BUSCA DA INTERPRETAÇÃO E ESCRITA SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Protocolo do SIGProj:   219902.1005.244757.30112015
De:12/11/2014  à  12/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Eliane Aparecida de Moraes Della Vecchia
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Uma das questões mais frágeis na escolarização fundamental é a que envolve a leitura, pois o alunado, de modo geral, tem dificuldades para ler, compreender e discutir um tema, comprometendo o aprofundamento de uma temática e, consequentemente, a produção textual, especialmente na tipologia argumentar. Melhorar as práticas de leitura, assim como a mediação do professor neste processo, pode promover melhorias na produção textual, partindo da perspectiva da leitura enquanto processo de interação e de desconstrução de discursos prontos, o que favorece interpretações críticas e, consequentemente, oportuniza a construção de argumentos consistentes e bem articulados, adequados ao gênero aqui abordado. Além disso, trabalhar com as especificidades da linguagem de forma significativa é um meio de oportunizar a formação do sujeito crítico, capaz de refletir e se valer do discurso em seu meio social e cultural.
Palavras-chave
   Argumentação, leitura crítica, produção textual.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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