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Do oral para o escrito: características narrativas em causos de assombração
Protocolo do SIGProj:   219861.1005.244707.30112015
De:30/09/2015  à  29/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ilza Alves Ferreira Gonçalves da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir uma Sequência Didática (SD) elaborada para alunos do Ensino Fundamental. Essa SD focaliza, dentro da esfera literária, os gêneros “contos fantásticos' e 'causos de assombração'. O ensino desses gêneros justifica-se dada a importância desse meio cultural de difusão oral de literatura, caracterizado por transfigurar a realidade inserindo fatos sobrenaturais na narrativa, misturando elementos reais e irreais para criar o clima e a sensação de insegurança, próprios do gênero textual. Os principais objetivos dessa SD são estudar as categorias da narrativa para entender a relação entre a função do fantástico e os elementos da narrativa, além de desenvolver a oralidade pela contação de histórias; estimular a leitura, por serem textos curtos, aproveitando os efeitos característicos que esse gênero produz em quem o lê; incentivar a produção escrita promovendo a criação e recriação de contos que, ao final, poderão ser apresentados em um sarau e publicados em livro; auxiliar o processo de aprendizagem na transcrição do oral para o escrito, haja vista que a norma padrão se faz necessária para preparar o aluno a se comunicar com segurança e competência, independente da variante linguística a que faz uso.
Palavras-chave
   Esfera Literária, Gênero “Conto Fantástico”, Sequência Didática, Ensino Fundamental.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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