«« Voltar
Gênero Manifesto: uma experiência com enfoque multimodal no ensino de Jovens e adultos
Protocolo do SIGProj:   219858.1005.244645.30112015
De:04/05/2015  à  02/10/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cláudia Valéria Gonçalves Loroza
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
   A presente pesquisa-ação tem por finalidade apresentar uma proposta de trabalho com sequência argumentativa, tendo como objeto o gênero discursivo manifesto, a partir do reconhecimento de dimensões dos recursos argumentativos em textos multimodais do gênero videoclipe ao qual serão submetidos alunos do Ensino Fundamental (segundo segmento), Ensino de Jovens e Adultos na modalidade semipresencial. Fundamentado na abordagem de Bakhtin (1979) e nas reflexões de Kleiman (1995) no que tange a aspectos cognitivos da leitura e da escrita, concretizado em Sequência Didática adaptada ao modelo de Schneuwly; Dolz (2004), o trabalho proposto considera textos geradores multimodais presentes nas esferas de convívio do aluno, com funcionalidade discursiva argumentativa, objetivando atribuir espontaneidade ao entendimento de aspectos linguísticos e textuais que permeiam tal discurso e de seu valor social para imputar sentido, significado e fluência ao estudo de produções do gênero discursivo manifesto.
Palavras-chave
   Gênero textuais, multimodalidade, Ensino de Jovens e Adultos.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar