«« Voltar
A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: FERRAMENTA PARA O ROMPIMENTO DO UNIVERSO DE EXPECTATIVAS PARA ALUNOS DO NONO ANO.
Protocolo do SIGProj:   219832.1005.244306.30112015
De:30/09/2015  à  29/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Sueli Aparecida Racanelli da Silva
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  RESUMO: O objetivo deste projeto é, por meio de texto literário, desenvolver as habilidades de escrita e leitura a alunos do Ensino Fundamental II, mais precisamente alunos do 8º ano da rede pública estadual paulista. A leitura de textos, principalmente dos textos literários, permite ao leitor reconhecer o mundo por meio da linguagem, e, como fruto dessa observação possibilita sua mudança de consciência e atitude. A metodologia usada para alcançar nosso propósito será o trabalho com o gênero conto, com base em uma pesquisa- ação aplicada via sequência didática. Nesse processo de construção o aluno terá contato com diversos gêneros da tipologia narrativa e de variadas temáticas, com vistas a explorar traços lingüísticos que caracterizam a narração e com aqueles que que estruturam o gênero em questão. Visamos com nossa pesquisa que o aluno adquira autonomia na leitura e escrita, consiga maior confiança em expressar-se em ambiente escolar e demais contextos sociais, bem como desenvolva maior familiaridade com textos literários. Esperamos que nossa pesquisa possa contribuir, não pela originalidade, posto que a busca pela formação leitora em texto literário é foco de muitas pesquisas, mas pela premissa de a literatura possa contribuir na formação do aluno enquanto sujeito autônomo.
Palavras-chave
   Palavras-chave: Textos literários, Gênero conto, Autonomia leitora e escritora.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar