«« Voltar
O jogo social da comunicação: a práxis da linguagem como desafio no gênero anúncio publicitário
Protocolo do SIGProj:   219638.1005.244533.30112015
De:30/09/2015  à  29/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ricardo Francisco Franco
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
   Partimos da definição da linguagem segundo Bakhtin (1997) que a vê pela concepção da interação, isto é, entre sujeitos sócio-históricos situados numa determinada situação comunicativa. Embasamo-nos pelas orientações do PCN de Língua Portuguesa. Quanto ao corpus de pesquisa, teremos que analisar o Caderno do aluno do oitavo ano adotado pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo, o qual possibilitará observar se há a presença dos conceitos bakthinianos na elaboração das atividades deste material e se o aprendizado sobre o gênero anúncio publicitário é transposto à realidade. Cremos que aliar de maneira adequada a atividade que se apresenta na escola à sua real função dentro das diferentes esferas comunicativas em que o aluno circula é essencial para que o aprendizado seja efetivo. Assim, investigaremos se tais condições são dadas nas explicações e atividades que compõem o Caderno do aluno no que diz respeito ao gênero escolhido. Nossa proposta visa ministrar o ensino do gênero anúncio publicitário por meio de outra metodologia, o projeto didático, este terá por finalidade a elaboração de um anúncio publicitário que tenha por objetivo anunciar um produto fruto do trabalho dos alunos e que tenha sentido para eles o querer divulgá-lo para a comunidade local. Trazemos a ideia da confecção de um produto cultural: um livro, contudo como se trata de algo que será acordado com os alunos poderá ter mudanças, queremos deixar claro que trabalhar com a confecção de uma obra poderá trazer o trabalho mais intenso da leitura e da escrita.
Palavras-chave
   Gênero discursivo, anúncio publicitário, projeto didático, escola.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar