«« Voltar
'Era uma vez': Preservação ambiental e resgate de saberes populares através da contação de histórias.
Protocolo do SIGProj:   219275.1109.199825.18122015
De:31/03/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Daniela Lauermann
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CSM - Campus São Miguel do Oeste
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O resgate das plantas medicinais é um processo que vêm acompanhado pela consciência ambiental, processo decorrente da Educação Ambiental (formal ou informal). De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988, é necessário ‘’promover a Educação Ambiental em todos os níveis e ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente’’. No presente projeto, objetiva-se trabalhar o resgate de saberes populares e a consciência ambiental dos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil, através da preservação e utilização adequada das ervas medicinais com finalidades fitoterápicas. As metodologias empregadas no projeto, utilizam-se de contação de histórias, trilha dos sentidos e confecção de cartilhas vinculadas aos temas trabalhados, as quais apresentar-se-ão como um instrumento estratégico, pela sua capacidade de assimilação, despertando a imaginação das crianças e discutindo valores que contribuem para a formação critica e personalidade do individuo e da coletividade, de forma lúdica. Espera-se com esse projeto, que seja proporcionado o envolvimento do educando com a valorização dos saberes populares e os princípios de preservação ambiental, despertando na criança o interesse e afetividade com o tema em questão.
Palavras-chave
   Fitoterapia, Contação de Histórias, Plantas Medicinais
Público-Alvo
  O público-alvo do projeto são estudantes de educação infantil e ensino fundamental de uma escola situada no município de São Miguel do Oeste. A faixa etária das crianças participantes do projeto vária de quatro à nove anos de idade. Será trabalhado diretamente com 280 crianças do pré 1 e 2, e das séries 1° e 2°, totalizando sete turmas participantes. Além deste público que participara de todas as atividades do projeto, os demais estudantes da escola participarão da atividade de encerramento, desta forma o total de estudantes da escola envolvidos no projeto será de 390 educandos. Este público será beneficiado diretamente com a realização do projeto. Já Indiretamente pretende-se atingir os familiares das crianças participantes, toda a comunidade escolar e comunidade de residência dos estudantes compreendendo 560 pessoas. Desta forma, a estimativa de público beneficiado com o projeto é de 960 pessoas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   - Será divulgado no site do IFSC, e no do Câmpus; Nas páginas do facebook; No próprio câmpus por meio de cartazes; rádios locais e comunitária; entre outros meios.
«« Voltar