«« Voltar
PARA APRENDER A ESCREVER É SÓ COMEÇAR
Protocolo do SIGProj:   219049.1109.119684.18122015
De:30/03/2016  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Gisele Luz Cardoso
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CFL - Campus Florianópolis
Unidade de Origem
  DAFG - Departamento Acadêmico de Formação Geral
Resumo da Ação de Extensão
   O projeto 'PARA APRENDER A ESCREVER É SÓ COMEÇAR' tem como objetivo geral auxiliar estudantes do ensino médio a escrever com fluência, argumentação e criticamente sobre textos e assuntos da atualidade, usando a linguagem culta de maneira adequada e de forma coerente com seus objetivos e com o assunto tratado. Além disso, visa apresentar técnicas para a redação de textos dissertativos-argumentativos, explorando o prazer para a escrita. Este tipo de redação é o solicitado por concursos públicos como o ENEM e vestibulares, daí a importância de serem praticados adequadamente e em conformidade ao que os concursos pedem. Como objetivos específicos, o projeto visa fazer com que os participantes (a) entendam o que é um texto dissertativo-argumentativo, (b) assimilem as características de um texto dissertativo-argumentativo, (c) exercitem a escrita de textos dissertativo-argumentativos, (d) entendam regras pertinentes a textos, como coesão e coerência, (e) apliquem corretamente as regras de pontuação e ortografia e (f) construam argumentos a fim de melhor apresentarem suas opiniões. Espera-se, com este projeto, preparar estudantes de ensino médio da rede pública da região e do IFSC para redigirem dissertações cada vez melhores e mais apropriadas ao que se pede em concursos públicos, principalmente, além de torná-los usuários mais críticos e proficientes da linguagem, conquistando autonomia para atuarem como cidadãos.
Palavras-chave
   concursos públicos - ENEM - redação - dissertação
Público-Alvo
  Público-alvo: - estudantes de ensino médio de escolas públicas da região; - estudantes de ensino médio do IFSC; - estudantes de qualquer curso do IFSC interessados em dominar suas práticas de escrita de texto dissertativo-argumentativo; - estudantes de escolas públicas da região ou do IFSC que tenham a intenção de realizar provas de concursos públicos como ENEM, vestibulares entre outros.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   gisele.luz@ifsc.edu.br
«« Voltar