«« Voltar
Liga Acadêmica de Oncologia: prevenção e diagnóstico precoce das neoplasias na Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, com foco na orientação dos cidadãos e análise da incidência e prevalência das neoplasias no município
Protocolo do SIGProj:   219024.1107.58197.21112015
De:31/12/2015  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Aroldo Henrique da Silva Boigues
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCS - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Unidade de Origem
  Med. - Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Liga Acadêmica de Oncologia: ‘prevenção e diagnóstico precoce das neoplasias na Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, com foco na orientação dos cidadãos e análise de incidência e prevalência das neoplasias no município’ cursará com o objetivo de aprimorar e aprofundar os conhecimentos de um grupo estudantil da Universidade Federal da Grande Dourados, dedicado ao aprendizado sobre neoplasias e assuntos correlacionados. Além disso, tem por objetivo capacitar os acadêmicos participantes para que possam, em sua vida profissional, identificar precocemente possíveis neoplasias, possibilitando diagnóstico precoce, o qual é um dos principais fatores no prognóstico da doença, além de instruírem os pacientes a se prevenirem e ainda analisar a incidência e prevalência de neoplasias no município de Dourados, no decorrer do ano, assim como comparar com números de anos anteriores, com a finalidade de obter maior precisão na atuação de prevenção de neoplasias e orientação da população. Os acadêmicos poderão atuar em conjunto com os profissionais de saúde no Hospital do Câncer, Hospital Universitário, Hospital Evangélico e nas atividades em parceria com o SESC, fazendo orientações a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento dessa patologia. Vale ressaltar ainda que esse projeto oferecerá a oportunidade de assumirmos um compromisso social de grande relevância, visto que representa uma oportunidade para os acadêmicos envolvidos produzirem trabalhos científicos associados e ajudarem no suprimento de necessidades específicas da área oncológica em Dourados, através de ações que visem ao tratamento e promoção de saúde.
Palavras-chave
   Neoplasias, orientação, prevenção, diagnóstico precoce e incidência
Público-Alvo
  Os públicos alvos do projeto são os pacientes operados no Hospital Evangélico, os pacientes atendidos no ambulatório do Hospital do Câncer e do Hospital Universitário, os participantes de eventos sociais nas principais praças do Município, e os participantes das atividades semanais do 'SESC em Movimento'. No Hospital Evangélico são atendidos, aproximadamente, 4 pacientes por semana, totalizando 188 pacientes no decorrer de 11 meses e 3 semanas. No Hospital do Câncer são atendidos semanalmente, aproximadamente, 20 pacientes por semana, totalizando 940 pacientes no decorrer de 11 meses e 3 semanas. Dessa forma, em organizações de iniciativa privada totalizam cerca de 1128 pessoas. No hospital universitário são atendidos semanalmente, aproximadamente, 5 pacientes por semana, totalizando 235 pacientes no decorrer de 11 meses e 3 semanas. Dessa forma, em Instituições Governamentais Federais totaliza cerca de 235 pessoas. A população de Dourados participante das atividades semanais do 'SESC em Movimento' representam cerca de 100 pacientes a cada evento, somando 2000 pacientes no decorrer de 10 meses.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Vice- Coordenadora: Anne Caroline de Brito Edir telefone: (67) 81951835 email: nikaedir@gmail.com
«« Voltar