«« Voltar
O ensino-aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas: possibilidades de construção de sentido e de significados para os conteúdos matemáticos no ensino fundamental.
Protocolo do SIGProj:   218972.1090.237250.26112015
De:04/01/2016  à  04/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Cleide Oliveira Rodrigues
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEd - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta tem como objetivo contribuir com a formação de professores do ensino fundamental e estudantes dos cursos de licenciaturas em Pedagogia e Matemática através da resolução de problemas, com a intenção de envolver os participantes em discussões sobre a construção do sentido e do significado aos objetos matemáticos. A BNCC (2016) aponta, como proposta aberta a discussões, a resolução de problemas com o objetivo de desenvolver o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade de criação desenvolvendo a imaginação e a criatividade do aluno. Para isso, os professores serão convocados a discutir novas práticas de ensino na tentativa de romper com atividades baseadas em técnicas memorísticas e expositivas dos conteúdos matemáticos. Nesse sentido, a universidade tem papel importante no repensar dessas novas práticas. E nesse papel, está proposta vem catalogar um banco de problemas com resolução prévia, para a posteriori resolver, em oficinas, com os professores do ensino fundamental e estudantes de licenciatura em pedagogia e matemática. A escolha dos problemas que serão resolvidos durante as oficinas dependerá de sua relevância na construção de conceitos matemáticos fundamentais na aprendizagem de crianças e adolescentes. Espera-se com isso que os professores descubram a viabilidade de trabalhar nesta perspectiva, além disso, colaborar com a produção didática e científica do Ded-UFRPE, e em particular com o LACAPE.
Palavras-chave
   formação de professores, resolução de problemas, práticas inovadoras, ensino fundamental.
Público-Alvo
  O público alvo será professores em exercício dos anos iniciais e de matemática, do ensino fundamental, em especial das escolas públicas e alunos de licenciatura em pedagogia e matemática da UFRPE. Mas, não fica impossibilitado a participação de outros professores e aluno de pós-graduação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   projetodolacape@gmail.com
«« Voltar