«« Voltar
PROJETO BIBLIOTECA VIVA EM HOSPITAIS: Mediação de leitura para crianças hospitalizadas.
Protocolo do SIGProj:   218841.982.33149.11122015
De:30/12/2015  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Cristina Paiva
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Resumo da Ação de Extensão
  O IPPMG/UFRJ ocupa posição de destaque na área de saúde materno-infantil em nível nacional. O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais visa à melhoria da qualidade do atendimento a criança e ao jovem hospitalizado propiciando o alívio de tensões e favorecendo às mudanças no quadro psicológico dos mesmos. O projeto possui um acervo de literatura infanto-juvenil selecionado em cima de critérios de qualidade do texto e das ilustrações e da diversidade quanto ao seu conteúdo, sem restrição temática, esse acervo vai de encontro às crianças através dos mediadores de leitura, que são bolsistas e/ou voluntários, treinados de acordo com a rotina hospitalar e seus devidos cuidados. O PBVH visa consolidar a experiência de inclusão social desenvolvida pelo Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG/FACC), da UFRJ, por meio da disciplina Mediação de Leitura, ministrada para os alunos do Curso, com 3 créditos e 45 horas por mês, hoje inclusive servindo como palco de pesquisa na área, e monografias com o tema na área de educação e saúde. O Projeto ora apresentado visa inserir os alunos do Curso de Biblioteconomia (CBG), e da UFRJ, em atividades de Mediação de Leitura para pacientes do IPPMG com objetivo a levar-lhes não só entretenimento e cultura, como também proporcionar oportunidades de melhoria de qualidade de vida, na medida em que a atividade lúdica poderá servir para diminuir o sofrimento causado pela enfermidade e internação prolongada.
Palavras-chave
   Criança hospitalizada, Humanização hospitalar, Leitura mediada, Literatura-infanto juvenil
Público-Alvo
  Crianças e jovens adolescentes portadoras de doenças crônicas e em situação de internação prolongada e/ou em tratamento ambulatorial.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Palestras e capacitações em instituições públicas e/ou privadas interessadas na ação; Oficinas de capacitação dos voluntários/bolsistas novos; Capacitação hospital Praia Brava - Angra dos Reis/RJ Capacitação Secretaria de Cultura e Educação Casimiro de Abreu/RJ; Capacitação DEGASE/RJ Escola de Gestão Sócioeducativa Paulo Freire/Ilha do Governador – Rio de Janeiro (2015)
«« Voltar