«« Voltar
Levantamento dos fatores que interferem na qualidade dos grãos e saúde dos trabalhadores e orientação de segurança aos operadores da Unidade Armazenadora Copasul / Dourados
Protocolo do SIGProj:   218674.1107.243948.23112015
De:31/12/2015  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Vanderleia Schoeninger
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCA - Faculdade de Ciências Agrárias
Unidade de Origem
  EnA - Engenharia Agrícola
Resumo da Ação de Extensão
  Diante da importância da fase pós-colheita para a manutenção da qualidade dos produtos agrícolas, bem como do reflexo dessa atividade para o agronegócio brasileiro é de suma importância a avaliação de todos os agentes que estão presentes no sistema de armazenagem. O presente trabalho terá como objetivo de correlacionar os dados de temperatura, umidade relativa e gases (CO2, CO, O2, H2S e NO2) com a qualidade física, fisiológica, fitopatológica e de segurança alimentar dos grãos, bem como verificar se a presença e a concentração desses gases podem chegar a níveis que podem comprometer a saúde humana, realizando-se também a capacitação dos operadores da área de armazenagem. O projeto será realizado em parceria com a Unidade Copasul/Dourados, onde serão instalados medidores de temperatura e umidade relativa, além de medidores e detectores dos gases: CO2, CO, O2, H2S, em parceria com empresa Uniservice. Espera-se ao final da pesquisa verificar se a perda de qualidade dos grãos pode ser correlacionada com a presença dos gases, bem como verificar se em condições normais de armazenamento a concentração desses gases pode atingir níveis que comprometam a saúde humana. E através desses resultados verificar se a instalação dos medidores de gases pode contribuir de forma preventiva para redução de perdas na quantidade e na qualidade, bem como deixar o ambiente de trabalho mais seguro. Pretende-se também contribuir com a capacitação dos operadores da Unidade agrícola Copasul, assim como realizar palestra para a comunidade que atua no setor de armazenagem do município de Dourados.
Palavras-chave
   armazenamento, capacitação profissional, qualidade de grãos, espaços confinados
Público-Alvo
  O público alvo compreende os funcionários das unidades armazenadoras, alunos de graduação em Engenharia Agrícola e outros profissionais da área de armazenagem.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar