«« Voltar
LETRAMENTOS CRÍTICOS: INTERAÇÕES, ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Protocolo do SIGProj:   218505.1005.2064.16112015
De:10/08/2014  à  10/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Jany Baena Fernandez
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGEL/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa trata das interações sociais realizadas nos espaços virtuais em que predominam os gêneros emergentes mais interativos como fóruns e bate-papos. Tem como objetivo compreender as interações entre os professores de diferentes disciplinas num curso de formação continuada, realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. As análises se voltam para processos interativos e práticas discursivas dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (MS). Do ponto de vista metodológico, priorizam-se aspectos qualitativos, interpretativos e etnográficos, com descrições e explicações. Ressalta-se sua importância para a formação continuada em que haja construção de saberes no processo de ensino e aprendizagem, com foco do discurso educacional na prática pedagógica. As teorias estão embasadas, principalmente, em Kensky (2008; 2013), Jordão (2011), relacionando os conhecimentos sobre tecnologias, formação continuada de professores; em André (2007; 2008), Bogdan e Biklen (1994), Wielewicki (2001), para a metodologia; em Bakhtin (2006; 2011), Cervetti, Pardales, Damico (2001), Monte Mor (2006), Menezes de Souza (2011), Rojo (2013), Takaki e Maciel (2014) sobre questões de letramentos, interações sociais e linguagem; e Derrida (2001), com relação à desconstrução e reconstrução de sentidos para a transformação da prática docente. Há necessidade de trabalhar os letramentos nas formações para compreensão do contexto social e ampliação do discurso em sala de aula.
Palavras-chave
   Formação de professores, Interação no AVA, Letramentos Críticos.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar