«« Voltar
EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA À COLETA SELETIVA E FORMAÇÃO DE COOPERATIVAS DE RECICLAGEM NA COMUNIDADE DE GUADALAJARA, MUNICÍPIO DE PAUDALHO/PE
Protocolo do SIGProj:   218120.1090.13511.25112015
De:04/01/2016  à  04/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  AnÍsio Francisco Soares
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DMFA - Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal
Resumo da Ação de Extensão
  A reciclagem dos resíduos sólidos é uma alternativa viável para propiciar a preservação de recursos naturais, a economia de energia, a redução de área que demanda o aterro sanitário, a geração de emprego e renda, assim como a conscientização da população para questões ambientais. No entanto, para um melhor funcionamento, é de vital importância que se implante nas cidades um amplo sistema de coleta seletiva, no qual os recicláveis sejam separados nas residências e coletados pelas municipalidades. Apesar de ser uma excelente alternativa para a redução de resíduos com destino aos aterros, menos de 5% dos resíduos são reutilizados ou reciclados nas cidades principais cidades brasileiras. Um dos motivos para tal parcela reduzida de reciclagem deve-se ao mau acondicionamento dos resíduos pela população, fato este gerado pela falta de informação acerca de uma implantação correta da coleta seletiva. Além disso fatores como: a) o alto custo da coleta seletiva para as municipalidades e b) a falta de um sistema corretamente dimensionado em termos da capacidade de armazenamento e processamento de resíduos nas unidades de triagem. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar ferramentas capazes de desenvolver nos atores envolvidos a ideia de pertencimento e responsabilidade pela qualidade de vida no ambiente em que a mesma se encontra inserida. Neste sentido, a articulação entre poder público, sociedade civil, catadores e empresas responsáveis pela reciclagem dos resíduos sólidos farão a diferença na implantação de um sistema sustentável e rentável para todos envolvidos.
Palavras-chave
   coleta seletiva, resíduos sólidos, sustentabilidade, educação, saúde
Público-Alvo
  Trata-se de toda a comunidade que se encontra com residência fixa no povoado de Guadalajara, neste sentido as abordagens, palestras, oficinas serão desenvolvidas nas Creches, escolas de ensino fundamental e médio, igrejas, associação de moradores, ou seja o projeto almeja contato direto ou indireto com toda a população do povoado de Guadalajara.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Anísio Francisco Soares Christye Taiany Onduras de Freitas Filipe Cássio Silva de Lima
«« Voltar