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Utilizando o Scratch como ferramenta de ensino de programação para estudantes do ensino médio.
Protocolo do SIGProj:   218071.1107.119294.18112015
De:31/12/2015  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia Regina Tinós Peviani
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FACET - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias
Unidade de Origem
  Eng. Comp. - Engenharia de Computação
Resumo da Ação de Extensão
  O Scratch é uma linguagem de programação visual, que permite a criação de histórias, animações e jogos. Ele foi projetado especialmente para indivíduos com idade entre 8 e 16 anos, mas é usado por pessoas de todas as idades. O objetivo deste projeto é viabilizar aos estudantes do ensino médio acesso aos conceitos iniciais de programação de computadores através desta ferramenta. Além de incentivar e despertar nos estudantes o interesse pela área da Computação. O Scratch será apresentado aos estudantes por meio de aulas expositivas e práticas, utilizando a estrutura da sala de tecnologia da própria escola. Serão introduzidos os princípios básicos de programação de computadores por meio do Scratch para que os mesmos possam elaborar sua histórias, animações e jogos baseados em problemas propostos pelos professores envolvidos neste projeto através da parceira escola/universidade. Desse modo, podem se beneficiar tanto universidades, que receberão jovens iniciados na área e, portanto, conscientes e informados sobre as possíveis carreiras a seguir na área; e a escola que, ao oportunizar essa experiência, pode potencializar o surgimento de diversos benefícios para seus estudantes.
Palavras-chave
   Scratch, linguagem de programação, ensino de programação de computadores
Público-Alvo
  O público alvo serão estudantes do ensino médio de escolas públicas e ou privadas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Claudia Regina Tinós Peviani claudiapeviani@ufgd.edu.br Helton Ferreira Varela helton1@outlook.com
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