«« Voltar
Eleições 2016: Inclusão Digital a partir da TV Digital Interativa Utilizando Dados Abertos Eleitorais
Protocolo do SIGProj:   217967.1090.209079.24112015
De:04/01/2016  à  04/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Douglas Véras e Silva
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto proposto tem por objetivo principal engajar o cidadão brasileiro, eleitor e telespectador, à participação na política brasileira, no âmbito nacional e regional, através da análise e manipulação dos dados abertos e públicos sobre políticos e eleições, permitindo que o eleitor possa, a partir do desenvolvimento de uma aplicação para TV Digital: (i) acompanhar os mandatos dos políticos eleitos, através de informações tais como: gastos de diversas naturezas, frequência de participação em votações, projetos de lei propostos, notícias, entre outras; (ii) melhor escolher seus candidatos, fornecendo acesso à informações úteis na tomada de decisão antes das eleições, tais como: candidatura (nome, número, partido, coligação, idade, etc.), bens declarados, gasto e receita/financiamento de campanha, propostas, entre outras; (iii) acompanhar notícias e agenda oficiais do senado e da câmara dos deputados; e (iv) acessar diversos dados estatísticos, tais como: resultados de votações (inclusive em tempo real), pesquisas eleitorais, estatísticas de políticos, candidatos e perfil do eleitorado. Além da aplicação desenvolvida, outras aplicações relacionadas à política (disponíveis por terceiros) deverão ser incluídas no processo de inclusão social e digital difundida através de ações com comunidades da grande Recife, visando uma participação mais efetiva da sociedade nas Eleições de 2016. Assim, esperamos que o público-alvo recebe orientações relacionadas a tecnologias da informação e política, tendo como porta de entrada a TV Digital, que possui um meio mais simples e direto de interação.
Palavras-chave
   Inclusão Digital, Inclusão Social, TV Digital Interativa, Dados Abertos, Ginga
Público-Alvo
  O projeto de extensão proposto fez uma parceria com o projeto vincular (http://projetovincular.com.br/) e a Paróquia da Várzea (http://www.paroquiadavarzea.com.br/?page_id=890) para a determinação do público alvo. Estes parceiros trabalham com comunidades carentes e busca de alguma forma transformar a realidade delas. Atualmente os parceiros atuam em comunidades localizadas perto do parque Santana (bairro de Casa Forte) e Várzea. Estas comunidades possuem, aproximadamente, 200 pessoas de baixa renda de todas as idades, que será nosso público-alvo, principalmente aqueles que tem pouco contato com tecnologia. O projeto proposto vai ser parceiro do projeto Vincular e da Paróquia da Várzea, desta forma tudo o que for desenvolvido no projeto vai ser aplicado, a princípio na comunidade Santana (via projeto Vincular) e na comunidade da Várzea (via paróquia da Várzea), podendo ser estendido depois para outras comunidades atendidas pelos parceiros.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Parceria com o projeto vincular e paróquia da várzea que já possuem atividades nas comunidades em que vamos aplicar o projeto. Eles serão responsáveis pela divulgação do projeto na comunidade e depois a propagação dos resultados na mídia.
«« Voltar