«« Voltar
O ELETROMAGNETISMO E SUAS RELAÇÕES CONCEITUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Protocolo do SIGProj:   217966.1005.122221.13112015
De:28/02/2015  à  30/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Terezinha Cabral
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho tem como tema o ensino de Ciências, mais especificamente, o de Física, enfocando neste o conceito de Magnetismo para alunos do 9º ano do ensino fundamental, preparando-os para conhecimentos mais complexos e gerais de Eletromagnetismo. Nesses termos, o objetivo desse estudo é desenvolver e investigar uma sequência didática que aborda o Magnetismo e os conceitos a ele relacionados, bem como suas implicações tecnológicas e sociais, para saber se tal sequência pode promover nos alunos do 9º ano do ensino fundamental a aprendizagem/apropriação dos princípios básicos de eletromagnetismo, bem como a sua relação com as questões CTS. Para a coleta de informações que servirão para a construção dos dados da investigação proposta, serão realizadas gravações em vídeo das ações, atividades e interações ocorridas durante o desenvolvimento da sequencia didática. Os dados serão transcritos e analisados mediante uma abordagem da Análise Microgenética, que privilegia a análise de processos e não de produtos. No desenvolver da investigação as atenções irão se prender nas interações entre os sujeitos, nas elaborações e evoluções conceituais constituídas coletivamente a partir do discurso entre os sujeitos e no desenvolvimento do conhecimento, visando avaliar a sequência didática para o processo de ensino/aprendizagem dos conceitos acima, no intuito deste trabalho contribuir, por meio da elaboração da sequência didática, como um material didático alternativo que possa contribuir para melhoria do ensino-aprendizagem de Eletromagnetismo no nível fundamental.
Palavras-chave
   Ensino de física, ciências no nível fundamental, elaboração de conceitos.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar