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Formação continuada em uma escola indígena: um estudo dos conceitos geométricos
Protocolo do SIGProj:   217751.1107.23232.18112015
De:31/12/2015  à  30/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cintia Melo dos Santos
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FACET - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias
Unidade de Origem
  Mat. - Matemática - Licenciatura
Resumo da Ação de Extensão
  Na educação escolar indígena, entender e respeitar as diversidades culturais são essenciais no processo de ensino e aprendizagem. O professor desempenha o papel de mediador desse processo sociocultural, mas sua função está além de educar com os conteúdos, porque ele deve lecionar valorizando e reconhecendo os conhecimentos produzidos pelas comunidades indígenas. Nesse sentido, a formação para esses professores tem como foco estimular o pensamento critico e reflexivo, na elaboração e planejamento de suas aulas na perspectiva de um trabalho intercultural, em um processo capaz de estimular os professores a construção de uma identidade profissional. O presente projeto visa fomentar discussões acerca dos conteúdos geométricos trabalhados no ensino fundamental, relacionando-os com os conhecimentos produzidos pela comunidade indígena. Tal ação objetiva ainda, a produção e exploração de materiais didáticos que possam subsidiar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em sala de aula.
Palavras-chave
   Formação Continuada, Conteúdos Geométricos, Conhecimentos Indígena.
Público-Alvo
  Professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Contato diretamente com a Escola Municipal Polo Nandejara
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