«« Voltar
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS - NOVAS FRONTEIRAS DA INTOLERÂNCIA RACIAL: VELHAS PRÁTICAS DE DISCRIMINAÇÃO E NOVOS ESPAÇOS – UNIVERSO WEB
Protocolo do SIGProj:   217368.1107.117521.13112015
De:31/12/2015  à  31/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Eugenia Portela de Siqueira Marques
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FAED - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  Ped. - Pedagogia
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta tem por objetivo a realização do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS - NOVAS FRONTEIRAS DA INTOLERÂNCIA RACIAL: VELHAS PRÁTICAS DE DISCRIMINAÇÃO E NOVOS ESPAÇOS – UNIVERSO WEB. O evento oportunizará debates sobre educação e relações étnico-raciais, no contexto da luta histórica contra o preconceito e a discriminação racial, e das políticas públicas de promoção da igualdade racial. O tema ocupa os estudos que apontam a origem dessas reflexões nos conflitos das relações étnicas e culturais permeadas pelas relações de poder; nas lutas sociais no plano econômico-político, como os movimentos operários e sindicais; nos movimentos relacionados ao direito do consumidor; na luta pela terra, somada aos movimentos que se articulam no sentido de conquistar o reconhecimento de suas identidades. As pesquisas acadêmicas apontam que a formação de educadores se dá na lógica monocultural e questionam o caráter eurocêntrico que, explícita ou implicitamente, estão presentes na escola e nas políticas educativas, e impregnam os currículos escolares. Os educadores formados nessa lógica têm dificuldade de questionar a lógica da colonialidade que valoriza e legitima os saberes eurocêntricos e as práticas que inferiorizam, estereotipam a diferença. O racismo e a discriminação racial deve ser combatido pela sociedade, pela escola e pela universidade, nesse sentido o evento possibilitará espaço para esses debates.
Palavras-chave
   Relações étnico-raciais, Políticas públicas, educação antirracista
Público-Alvo
  Pesquisadores de instituições públicas e particulares do Brasil e América Latina, Docentes, Graduandos, pós-graduandos, Docentes da Rede Pública, Estudantes da rede pública e publico externo em geral.
Situação
  Atividade
Contato
   neab@ufgd.edu.br
«« Voltar