«« Voltar
Extensão Rural e Utilização de resíduos do beneficiamento de mandioca na Agricultura Familiar
Protocolo do SIGProj:   217089.1090.97062.26112015
De:04/01/2016  à  04/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  João Batista Barros de Amorim
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  UAST - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
Unidade de Origem
  ADM - Administração UAST
Resumo da Ação de Extensão
  Em 2015, no âmbito do Projeto de Extensão, foram identificadas várias situações que podem ser consideradas interessantes para novas intervenções de extensão rural, em 2016. No entorno das Casas de Farinha e de Massas de Triunfo e de Santa Cruz da Baixa Verde, os resíduos líquidos e sólidos do beneficiamento de mandioca são desperdiçados quase na totalidade, por desconhecimento acerca das potencialidades para fertilizar os solos e as plantas e, ainda, alimentar animais domésticos. É comum as famílias utilizarem uma pequena parte desses resíduos para alimentar aves, lançando-os diretamente no solo, ao invés de utilizar em hortas, pomares e capineiras. Já em Serra Talhada, as famílias utilizam todos os resíduos sólidos (paú, crueira, cascas, aparas, manivas e folhas) na nutrição de aves, suínos, caprinos, ovinos e bovinos. Nesses três municípios, os agricultores não tem o hábito de utilizar a manipueira e nem as águas das lavagens para extração de goma e de massa puba, pois entendem que o alto teor de ácido cianídrico é 'veneno' para os animais e as plantas. Toda a produção é depositada em barreiros e tanques e, a partir das intervenções recentes, algumas famílias já começaram a aplicar caldas no controle de pragas e doenças na cultura de mandioca, em pomares e em hortas. Nesse projeto, serão realizadas novas estratégias de extensão rural -oficinas, visitas de intercâmbio, reuniões em comunidades rurais - para orientar os múltiplos usos dos resíduos na criação de animais domésticos e na condução de pomares e hortas, no âmbito da Agricultura Familiar.
Palavras-chave
   Extensão Rural, Utilização de resíduos, Agricultura Familiar
Público-Alvo
  Famílias agricultoras que cultivam e processam mandioca e comercializam os derivados nas feiras livres e nos mercados institucionais - Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Famílias agricultoras que cultivam lavouras sazonais e criam animais domésticos e já expressaram interesse em conhecer as distintas práticas de utilizar os resíduos líquidos e sólidos do beneficiamento de mandioca em diversas práticas da Agricultura Familiar.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   João Batista Barros de Amorim (jbbamorim@yahoo.com.br ou @joão amorim). Também iremos utilizar os espaços das ONGs CECOR e CENTRO SABIÁ, do NEPPAS e da UAST. Propomos veicular os programas de rádio nas páginas do CECOR e da ASA Brasil e no espaço que a UAST tem nas rádios locais de Serra Talhada
«« Voltar