«« Voltar
Uma Proposta Baseada em Agregação de Tráfego de Redes Celulares para Provimento de Internet de Alta Capacidade em Regiões de Difícil Acesso no Estado de Pernambuco
Protocolo do SIGProj:   216122.1090.194607.25112015
De:04/01/2016  à  04/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Danilo Ricardo Barbosa de Araújo
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  A Internet evoluiu de um sistema de troca de informações de hipertexto entre universidades para um sistema global de comunicação entre pessoas, oferecendo novas formas de realizar tarefas importantes em diversos domínios de aplicação, tais como os ligados à educação, comércio eletrônico, saúde, entretenimento, etc. Embora a Internet seja comprovadamente benéfica para a população em geral, o seu acesso ainda não é garantido para todos. Algumas regiões não possuem acesso à Internet e outras possuem um acesso de baixa qualidade. Com o objetivo de tentar democratizar o uso da Internet e levar a tecnologia para áreas menos favorecidas, algumas ações vem sendo desenvolvidas. Na Índia, por exemplo, existe uma iniciativa para levar atendimento à população rural, por meio do uso da Internet móvel por agregação de conexões de redes celulares. No estado de Pernambuco há um quadro de completo desfavorecimento no acesso à Internet em alguns municípios. Este projeto de extensão tem como objetivo principal aplicar tecnologias de agregação de tráfego de redes celulares para oferecer acesso à Internet de qualidade em municípios do estado de Pernambuco que possuam carência na prestação de tal serviço. Considerando que, embora muitos municípios não possuam acesso à Internet por fibra óptica, a maioria deles possui acesso a redes de telefonia celular e por várias operadoras. Portanto, no projeto serão usadas descobertas recentes para permitir o uso de Internet de qualidade usando a agregação de diversas conexões da telefonia celular. A proposta será aplicada como um projeto piloto no município de Taquaritinga do Norte.
Palavras-chave
   Democratização da Internet, Agregação de Tráfego, Internet Móvel.
Público-Alvo
  A comunidade potencial a ser atendida pelo projeto engloba os potenciais usuários de Internet em regiões de difícil acesso. Este projeto irá aplicar as ações desenvolvidas em uma fase piloto ao município de Taquaritinga do Norte. Este município foi escolhido por ser um dos três municípios do estado de Pernambuco com o pior acesso à Internet, de acordo com levantamento recente da Anatel. Os outros dois municípios são Santa Cruz e Lagoa do Carro. Nestes municípios a faixa predominante das conexões é de 0 até 512 Kbps. De acordo com o último levantamento do IBGE, Taquaritinga do Norte possui uma população de 25 mil habitantes, o número de domicílios que possuem computador é de 949 e o número de domicílios que possuem computador com algum acesso à Internet é de 698. Quando o levantamento é realizado na zona rural, de 2021 domicílios permanentes rurais, apenas 22 possuem computador com acesso à Internet. Este projeto usará como estimativa de público-alvo das ações de extensão um contingente de 955 pessoas, que corresponde à parcela da população que possui computador (sem acesso à Internet ou com acesso limitado) e ao público interno da UFRPE.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar