«« Voltar
Introdução de lógica de programação e robótica no ensino fundamental da Escola Municipal Dr Cassio Leite de Barros
Protocolo do SIGProj:   215108.1084.239986.22092015
De:29/02/2016  à  13/10/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Luiz Felipe dos Santos Freitas
Instituição
  IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  UG - PROEX - Reitoria/Pró-Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CB - Campus Corumbá (Apenas consulta)
Resumo da Ação de Extensão
   A tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano. O ensino de conceitos básicos de programação e robótica desde a educação básica é defendido tanto em trabalhos acadêmicos como: Schãfer et al. (2011), quanto em comunidades científicas como a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O problema é que as disciplinas relacionadas à área estão restritas ao mundo acadêmico em cursos superiores e cursos técnicos. O ensino de programação ajuda no raciocínio lógico e na criatividade, além de facilitar o aprendizado em outras disciplinas, como português e matemática. Podemos definir o algoritmo como um conjunto lógico de passos (etapas) para solucionar um problema, dessa forma o seu ensino é interdisciplinar, uma vez que precisamos de uma boa leitura para compreender problemas e criar soluções, assim como conceitos matemáticos são fundamentais para manipular e tratar dados. Portanto, é de extrema importância aprender princípios básicos de computação desde a educação básica. Esse projeto tem por finalidade ensinar conceitos básicos de programação e robótica nos oitavos e nono anos da escola municipal Cássio Leite de Barros. O ensino será desenvolvido por estudantes do curso técnico em informática do IFMS com a tutoria de professores das áreas correlatas. Espera-se que ao término do projeto os estudantes atendidos desenvolvam conhecimentos em informática, português, matemática e raciocínio lógico. Os objetivos específicos são: ensino de interpretação de textos, ensino de conceitos básicos de matemática aplicada, desenvolvimento do raciocínio lógico e introdução à robótica Lego.
Palavras-chave
   ensino, lógica, programação, robótica
Público-Alvo
  Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Dr Cássio Leite de Barros
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Diretora da escola: professora Clarice de Jesus Ortiz
«« Voltar