A integração das Tecnologias nas aulas de quem ensina Matemática
Protocolo do SIGProj: 215035.1071.3613.29092015
De:31/01/2016 à 30/12/2016
Instituição
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
GAB/CPAQ - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
Nesse projeto pretende-se investigar como ocorre, nas aulas de quem ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, a apropriação e mobilização de conhecimentos para efetivamente integrar a tecnologia as suas aulas. As escolhas, dificuldades, avanços, no uso das diversas tecnologias educacionais que estão, atualmente, a disposição do professor, sejam elas: o computador, softwares de matemática, calculadoras, dentre outros; assim como os conhecimentos tecnológicos do professor e seu conhecimento pedagógico do conteúdo também estarão sendo alvo desta investigação. Para tanto será constituído um grupo de trabalho colaborativo com professores dos anos iniciais do ensino fundamental de instituições de ensino de Aquidauana/MS e docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A discussão das tecnologias e o eventual uso em suas aulas identificando e analisando conhecimentos mobilizados por professores no seu uso como suporte às suas aulas, assim como, analisar materiais didáticos digitais para o ensino e a aprendizagem da Matemática, desenvolvendo ferramenta teórica para a análise de práticas didáticas com tecnologias devem, nos permitir compreender as escolhas desse professor. Estamos propondo um projeto com um caráter de formação continuada, em serviço, para os professores participantes. O estudo das escolhas acerca das abordagens pedagógicas e suas possíveis consequências poderão contribuir para a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave
Público-Alvo
Professores das redes estadual e municipal, que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Situação
Atividade CONCLUÍDA
Contato