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I SEALLIN - SEMINÁRIO DA ÁREA DE LINGUAGENS DAS LICENCIATURAS INTERCULTURAIS INDÍGENAS (Cópia) 21-09-2015
Protocolo do SIGProj:   215017.947.18681.21092015
De:30/09/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Andérbio Márcio Silva Martins
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FAIND - Faculdade Intercultural Indígena
Unidade de Origem
  L.I.I. - Licenciatura Intercultural Indígena
Resumo da Ação de Extensão
  O SEALLIN pretende ser um espaço de discussão acerca das questões que giram em torno da formação de professores indígenas no âmbito da área de Linguagens. Essa área normalmente abrange uma habilitação multidisciplinar, contemplando o ensino de língua materna, o ensino de segunda língua, literatura, artes e educação física. Para o momento, contudo, focaremos a formação linguística e pedagógica oferecida nessa área por diferentes Licenciaturas Interculturais. O propósito é o de conseguirmos, a partir de diálogos, consolidar um grupo de discussão em nível nacional para tentarmos, coletivamente, superar os desafios da área e compartilharmos de experiências bem sucedidas. O Seminário terá a participação, em forma de Mesas-Redondas, de representantes docentes e discentes de cinco universidades, sendo duas de Mato Grosso do Sul (UFGD e UFMS), uma de Goiás (UFG), uma de Rondônia (UNIR) e uma do Amazonas (UFAM), todas com Licenciaturas Interculturais Indígenas em pleno funcionamento. Estará presente no evento também uma das grandes referências existentes no Brasil sobre a discussão da Educação Escolar Indígena, o professor Domingos Barros Nobre, da Universidade Federal Fluminense. Acreditamos que sua participação no Seminário será de fundamental importância para aprofundarmos as discussões pedagógicas envolvidas no processo de formação de professores indígenas. Serão temas do Seminário: A área de Linguagens de Licenciaturas Interculturais Indígenas; os desafios na formação de professores indígenas na área de Linguagens em Licenciaturas Interculturais Indígenas; O Estágio Supervisionado e o TCC na área de Linguagens; a produção de Materiais Didáticos e Paradidáticos e o uso das Tecnologias na área de Linguagens.
Palavras-chave
   Licenciaturas Interculturais Indígenas, Área de Linguagens, Formação Linguística e Pedagógica.
Público-Alvo
  O público alvo do evento é composto por professores indígenas (de diversas etnias) em formação em Licenciaturas Interculturais, bem como egressos desses cursos, sobretudo os que se habilitaram na área de Linguagens e/ou que já atuam nessa área dentro das escolas indígenas. Nesse sentido, é esperada a participação de 170 professores indígenas. Um outro segmento do nosso público são os formadores que atuam em Licenciaturas Interculturais Indígenas, principalmente aqueles responsáveis pela formação linguística nos cursos, ensino de primeira e de segunda língua, estágio supervisionado e produção de materiais e recursos didáticos para o ensino de língua materna e de segunda língua. Contamos com a participação de 20 profissionais com esse perfil. Cabe destacar que parte desse segundo segmento compõe a Comissão Organizadora do Evento e o Comitê Técnico-Científico. Trata-se do primeiro evento dessa natureza no Brasil, uma vez que os cursos de Licenciaturas Interculturais começaram a surgir em nosso país no ano de 2003 e, somente agora, após algumas turmas de professores indígenas terem concluído a formação, é que temos condições de realizarmos discussões mais reflexivas sobre todo o processo de formação a que muitos indígenas foram submetidos e de que participamos efetivamente durante esses últimos anos. Nesse sentido, estamos considerando a necessidade de reunirmos professores formadores e professores indígenas em formação para termos condições de realizarmos, coletivamente, reflexões acerca do processo de formação dessa área e os desafios enfrentados devido a questões linguísticas, pedagógicas, políticas, sociais e econômicas
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   www.seallin.com.br anderbiomartins@ufgd.edu.br
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