«« Voltar
Práticas Integrativas e Complementares no SUS.Proposta para a implantação de um Projeto de Extensão em Biodança na UFRJ Campus-Macaé
Protocolo do SIGProj:   214808.982.193625.28112015
De:16/02/2016  à  21/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Moisés Clemente Marinho Cavalcante
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  O sistema Biodanza foi criado na década de 60 pelo antropólogo chileno Rolando Toro (1924-2010). A biodanza tem seus fundamentos teóricos embasados no Princípio Biocêntrico que propõe a vida como ponto central de todo desenvolvimento humano, visando o resgate de valores essenciais na percepção do mundo, de si, do outro e da natureza. É definida e como um sistema de integração humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originais da vida (Toro, 2002:33). A biodanza consiste em um movimento que tem por intencionalidade promover a reeducação afetiva das pessoas, para que possam qualificar as relações entre si e com a natureza. Rolando Toro, ainda na universidade, percebeu que os alunos dos cursos na área de saúde, apesar de toda uma preparação acadêmica, não recebiam em seu processo de formação nenhuma base para o enfrentamento de suas profissões com a dura realidade de quem se envolve nos contextos de salvar e manter vidas. Em seu trabalho Rolando Toro identificou o que denominou de linhas de vivência, ao qual chamou de potenciais genéticos intrínsecos à uma vida em equilíbrio As linhas de vivência estabelecidas foram: 1. Afetividade; 2. Criatividade; 3. Vitalidade; 4. Sexualidade (No contexto do sentir prazer nas próprias ações) e 5. Transcendência (No contexto de conexão interna e com a fé de cada um). No Brasil, hoje, é reconhecida pelo SUS como prática integrativa e complementar de saúde.
Palavras-chave
   promoção de saúde, biodanza, educação biocêntrica
Público-Alvo
  Alunos e professores dos cursos da área de saúde do Campus da UFRJ em Macaé, técnicos administrativos da UFRJ, trabalhadores técnico-administrativos da rede de saúde do Município e demais interessados.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   moizamarinho@gmail.com
«« Voltar