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O método para a avaliação psicológica: contribuições de Vygotsky
Protocolo do SIGProj:   214295.1005.21668.10092015
De:24/08/2015  à  24/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ariállisson Monteiro dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PPGP - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Profissionais e pesquisadores da psicologia histórico-cultural, apenas recentemente se voltaram à discussão da avaliação psicológica com base em seus pressupostos teórico-metodológicos. Este movimento ocorre em contraposição às práticas tradicionais de avaliação psicológica tendo a necessidade de fomentar a proposta de novas estratégias para a investigação psicológica no contexto de avaliação. Diante deste cenário objetivamos explorar o método proposto por Vygotsky para a investigação das funções psicológicas superiores na intenção de assinalar contribuições que sejam oferecidas para a discussão e delineamento de possibilidades metodológicas para o processo de investigação psicológica. Para atendermos este objetivo nos valeremos da revisão de literatura e documentação das obras de Vygotsky, principalmente aquelas que se vinculam com maior ênfase sobre o método e a concepção de funções psicológicas superiores. Como parte metodológica para esta revisão adotaremos a técnica de análise textual e subtextual, que consiste em considerar aspectos como: a historicidade do momento científico, cultural, social e político das obras; a trajetória de vida, obra e a motivação do autor; a concepção metateórica da Psicologia; a filiação teórico-metodológica e filosófica; assim como, o estilo de pensamento e o movimento das ideias com ênfase nos modos de conceber a constituição psicológica.
Palavras-chave
   Psicologia histórico-cultural, Avaliação Psicológica, Funções Psicológicas Superiores
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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