«« Voltar
GESTÃO AMBIENTAL VAREJISTA E A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR: REFLEXOS NO CONSUMO CONSCIENTE
Protocolo do SIGProj:   214100.1005.96329.14092015
De:14/10/2015  à  13/10/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Naira Denise Kalb
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAQ - Câmpus de Aquidauana
Unidade de Origem
  GAB/CPAQ - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Um dos grandes desafios enfrentados atualmente pelas empresas relaciona-se às dificuldades crescentes de diferenciação, retenção e fidelização de clientes. Neste contexto, os produtos tornam-se commodities; o investimento em ações de comunicação de massa tende a produzir um efeito de saturação e o consumidor, frequentemente bombardeado por grande quantidade de informação, passa simplesmente a “ignorar” as mensagens que não lhe interessam. Assim, as empresas devem procurar meios de produzir mensagens capazes de “furar” esse bloqueio, construindo estratégias que buscam diferenciar a marca não pelas características intrínsecas do produto, mas pelas dimensões intangíveis que lhe são aportadas, por meio do exercício da cidadania corporativa e do respeito ao ambiente natural. Nesse sentido, o objetivo deste projeto de tese é verificar se as ações de gestão ambiental no varejo de alimentos são percebidas pelo consumidor e a relação existente entre a percepção das ações e o nível de consciência ambiental desses consumidores, conduzindo-os a um comportamento de consumo consciente. Para tanto, será conduzido um estudo multicasos. Inicialmente serão identificadas as ações ambientalmente sustentáveis adotadas por importantes varejistas de alimentos e, na segunda etapa, quantitativa, serão aplicados questionários a uma amostra probabilística de consumidores, clientes dos supermercados, permitindo relacionar as ações praticadas pelo varejista, a percepção do consumidor e o seu nível de consciência ambiental.
Palavras-chave
   Ambiente natural, Estratégia, Vantagem competitiva, Marketing, Consumo consciente.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar