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CONCESSÃO DA BR-163 E AS IMPLICAÇÕES NA COMPETITIVIDADE DO SETOR DE SOJA DOS ESTADOS DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL
Protocolo do SIGProj:   213236.1005.238819.22082015
De:12/02/2015  à  12/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Osmar Torres
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  ESAN - Escola de Administração e Negócios
Unidade de Origem
  PPGAD - Programa de Pós-Graduação em Administração
Resumo da Ação de Extensão
  Esta pesquisa tem por objetivo a análise da concessão da rodovia BR-163, considerando as possíveis implicações para ampliar a competitividade dos produtores de soja dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa proposição se justifica na medida em que a soja em grãos é uma mercadoria de baixo valor agregado, onde o custo do transporte ganha maior representatividade no valor do produto. Para esta análise, será utilizada a teoria sobre estratégia competitiva de Michael Porter, que será subsidiada através da revisão bibliográfica e documental, utilizando da pesquisa exploratória, além de identificar os principais componentes do custo do frete rodoviário, e o impacto da rodovia pedagiada no custo do custo de transporte de soja. Assim, será feita uma análise comparativa do custo do frete entre rodovias pedagiada e não pedagiada em diferentes realidades de localização e condições da rodovia. Para verificar, em que medida, a concessão da rodovia BR-163 tornar-se-á um mecanismo estratégico para ampliar a competitividade dos produtores de soja dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave
   Rodovia, Porter, Custo, Frete
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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