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Medicalização da aparência: representações e sentidos do corpo na mídia
Protocolo do SIGProj:   213170.973.216694.18082015
De:01/09/2015  à  01/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  João Marcelo Faxina
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Nesta proposta de pesquisa, busco investigar os binômios saúde/beleza e as representações das identidades corporais contemporâneas nas editorias de Saúde, de Ciência e de Beleza da revista Veja. Para isso, recorro ao arcabouço teórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso e proponho a utilização de dois ferramentais afins a este tipo de abordagem discursiva: o modelo tridimensional do discurso, de Fairclough (2001) e a rede de representações dos atores sociais, de van Leeuwen (1997, 2008). A partir desse ferramental, pretendo desenvolver a análise de sete edições (de dezembro de 2014 a março de 2015) das editorias. Espera-se obter, com o desenvolvimento do estudo, considerações acerca dos processos de medicalização da aparência e reflexões acerca dos interesses que permeiam uma possível imbricação entre os discursos da saúde e da beleza nos textos midiáticos.
Palavras-chave
   Beleza e saúde na mídia, Consumo, Identidade, Representação, Análise Crítica do Discurso
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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